Ao todo, dez estabelecimentos da rede municipal de saúde estão passando por melhoria estrutural

Porto Velho, RO - Qualidade no atendimento de saúde à população é preocupação constante da Prefeitura de Porto Velho que, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), vem trabalhando firme para aprimorar os serviços da rede municipal.

Entre os investimentos, obras de reforma, ampliação e manutenção de estabelecimentos de saúde. Ao todo, dez unidades básicas e de especialidades da zona urbana e rural estão em processo de reestruturação.

ZONA URBANA

A Policlínica Rafael Vaz e Silva e a Maternidade Municipal Mãe Esperança, que são unidades de atendimento especializado, passam por uma completa obra de reforma e ampliação.


Obras englobam melhorias na estrutura física e revitalização dos espaços

A obra na maternidade prevê a construção de três novas enfermarias, estação de tratamento de esgoto e sistema de drenagem, sala de emergência com posto de enfermagem para atendimento de partos e gestação de risco habitual. O projeto ainda inclui construção da usina de oxigênio, tratamento de esgoto, drenagem e abrigo de resíduos hospitalares.

“A parte externa da maternidade, que abrange serviço de drenagem, esgoto e hidráulica está finalizada. No Rafael Vaz e Silva a obra segue em andamento sem prejuízo ao atendimento à população. Parte dos atendimentos foram direcionados ao Centro de Especialidades Médicas e outra parte está sendo feito na própria unidade”, explica a diretora da Assessoria Técnica da Semusa, Ângela Zocal”.

Ainda na zona urbana, as unidades de saúde da família São Sebastião, Oswaldo Piana, Castanheira e Hamilton Gondim também estão recebendo obras na estrutura física com ampliação de ambientes e revitalização de espaços.

“São melhorias na parte hidráulica, elétrica, correção de infiltrações, pinturas, construção de novas salas. Estamos sempre ouvindo os anseios da população, trabalhando para proporcionar mais conforto ao cidadão e bem-estar ao servidor”, reforça Zocal.

ZONA RURAL


Unidade do Socialista foi adequada ao volume de pacientes atendidos diariamente

Em Vista Alegre do Abunã a obra da nova unidade de saúde foi iniciada recentemente. Já Palmares está em fase final, com previsão de entrega nos próximos seis meses.

Nas unidades do distrito de Abunã e Morrinhos as obras foram iniciadas, no entanto a empresa vencedora da licitação desistiu de continuar o projeto e abandonou o trabalho. Enquanto o novo processo licitatório segue seus trâmites, as obras ficam paralisadas.

“Toda obra gera um pouco de transtorno, tanto para quem presta o serviço quanto para quem busca atendimento. Pedimos paciência à população, pois são incômodos temporários e com a certeza que após os percalços uma nova estrutura será oferecida ao usuário”, reforça Ângela Zocal.

NOVAS UNIDADES

A Unidade de Saúde da Família Socialista II foi recentemente finalizada e entregue à população de Porto Velho. Uma estrutura ampla, adequada ao volume de pacientes atendidos diariamente cuja área de cobertura abrange os bairros Socialista, Jardim Santana, incluindo setor chacareiro, e parte do Residencial Orgulho do Madeira.

“Tínhamos um problema crônico com a drenagem do terreno. Neste período chuvoso, a água se acumulava em grande volume, o que não ocorre mais”, aponta a assessora.

Em Nova Califórnia, a unidade de saúde foi inaugurada após melhorias em toda infraestrutura, como reforma elétrica, hidráulica e no teto, além de pinturas, substituição de louças e metais, trocas de piso, telhado e forro. Houve também a recuperação de proteção da calçada, melhor acessibilidade, ampliação e climatização de ambientes.


Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)