Primeiro passo é manifestar interesse no serviço e pode ser feito em qualquer UBS da cidade. Em março, algumas regras flexibilizam ainda mais o acesso à cirurgia; saiba como.

Porto Velho, RO - A cirurgia de laqueadura e vasectomia está disponível de forma gratuita em Porto Velho. O serviço é ofertado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e pode ser solicitado em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) da capital.

Os procedimentos são considerados métodos de contracepção irreversíveis. No caso das mulheres, a laqueadura faz o corte das tubas uterinas evitando, assim, a gravidez. Para os homens, a cirurgia oferecida é a vasectomia que rompe os canais deferentes, para que os espermatozoides não cheguem até a vesícula seminal.

Como solicitar o serviço?

O primeiro passo é procurar uma das UBS espalhadas em Porto Velho, tanto na zona rural quanto urbana, com os documentos necessários. Assim, é possível adquirir a solicitação dos exames pré-operatórios.

Segundo a prefeitura, depois desse primeiro atendimento, o paciente deve aguardar a avaliação com o especialista que vai checar os exames e o cumprimento dos requisitos. Caso seja aprovado o procedimento, a cirurgia é marcada e realizada na Maternidade Mãe Esperança.

Quem pode realizar os procedimentos?

Ambos os procedimentos são feitos após o paciente cumprir uma lista de requisitos, sendo ela:

Idade mínima de 25 anos ou pelo menos dois filhos vivos;
Consentimento do cônjuge, caso o paciente seja casado;
Manifestação de interesse precisa ser feita, pelo menos, 60 dias antes da cirurgia.

Quais documentos necessários?

Para todo o processo, será solicitado documentos pessoais do paciente, sendo:

RG;
CPF;
Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS);
Certidão de nascimento dos filhos;
Documento de identidade do parceiro.

Novas regras em março

No começo de março, vai começar a valer as novas regras para esses procedimentos, devido a Lei nº 14.443. Com o novo regulamento, há uma flexibilização nos requisitos atuais. Abaixo, veja o que muda:

  • Não será necessário o consentimento do cônjuge;
  • O procedimento poderá ser feito durante o parto. Para isso, a mulher precisa demonstrar interesse por meio de termo pelo menos 70 dias antes do parto;
  • A idade mínima passa de 25 anos para 21 anos ou ter pelo menos dois filhos vivos;
  • O SUS passa a ter prazo de 30 dias para disponibilizar os métodos de contracepção.

Fonte: G1/RO