Confira o ranking por milhão de habitantes

Porto Velho, RO - Os moradores de Rondônia sofreram cerca de 2,6 mil tentativas de fraude de identidade por milhão só em novembro de 2022. Os dados são de uma pesquisa da Serasa Experian, divulgada na última quinta-feira (19). Em todo o Brasil foram 283.051 tentativas de golpes.

No ranking estadual, o Distrito Federal aparece em primeiro lugar, com 2.175 tentativas a cada um milhão de habitantes. São Paulo, que foi o Estado com o maior número de tentativas em novembro, foram 87.117, aparece em 2º lugar, com 1.849 tentativas a cada um milhão de habitantes. Além do Distrito Federal e São Paulo, outros sete Estados estão com resultados acima da média nacional. Veja na tabela abaixo as informações completas:



No acumulado de janeiro a novembro do ano passado, o Brasil já sofreu com mais de 3,6 milhões de tentativas de fraude de identidade, o que representa uma a cada 8 segundos.

"É um cenário expressivo, por isso, é fundamental que o consumidor tenha muita atenção com seus dados pessoais e as empresas devem investir em soluções de autenticação e prevenção à fraude, além de conscientizar seus clientes divulgando informações e orientações seguras", diz o gerente executivo de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, Rafael Garcia.

Ainda na visão do acumulado do ano até novembro, as tentativas de fraudes relacionadas com o segmento de Bancos e Cartões lidera com 2 milhões. Em segundo lugar, estão as Financeiras, com 633 mil tentativas, seguido pelo setor de Serviços, com 589 mil. O Varejo aparece em quarto lugar, com 288 mil pessoas que foram alvo e Telefonia em último lugar, com 86 mil.

Na visão por idade, a população com idade entre 36 e 50 anos foi a que mais sofreu, com 1,3 milhão. Em segundo lugar, estão os consumidores de 26 a 35 anos, que sofreram 998 mil tentativas. Depois aparecem: 51 a 60 anos com 509 mil tentativas; até 25 anos foram 414 mil tentativas e acima de 60 anos, 397 mil tentativas.


Com informações da Serasa Experian