Atividade é alusiva ao Janeiro Roxo e inicia na próxima segunda-feira, no Teatro Banzeiros

Porto Velho, RO - A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), inicia na próxima segunda-feira (16), a capacitação teórico-prática em Prevenção de Incapacidades e

Reabilitação em Hanseníase para profissionais de saúde. A atividade é alusiva ao Janeiro Roxo, mês de conscientização sobre os cuidados e contra o preconceito referente à doença.

O treinamento acontece de 16 a 19 de janeiro, realizado pelo Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) da Semusa em parceria com a Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) e a Organização sem fins lucrativos NHR Brasil.

O objetivo é a promoção da inclusão social das pessoas acometidas pela doença, em situação de vulnerabilidade social, a partir da integração de ações entre a saúde e a assistência social voltadas ao enfrentamento e ao estigma relativo à hanseníase no contexto da atenção primária à saúde.

A parte teórica da capacitação vai ocorrer nos dias 16 e 17 de janeiro no Teatro Banzeiros, das 8h às 18h. Segundo a enfermeira Albanete Mendonça, que atua na coordenação de combate à hanseníase, esta é a segunda capacitação dos profissionais de saúde dentro do projeto “Estratégias integradas para fortalecer a vigilância de contatos, inclusão social e enfrentamento ao estigma entre pessoas acometidas pela hanseníase”.

“Em setembro último fizemos o treinamento básico abordando sinais, sintomas, diagnóstico e manejo de pacientes com hanseníase. Essa segunda capacitação será mais específica, vamos falar da prevenção de incapacidades e reabilitação, pois é uma doença que pode acometer os nervos periféricos (de face, braços e pernas). Também serão abordadas técnicas de autocuidado, para que as pessoas exerçam suas atividades diárias com mais qualidade de vida”, explica a enfermeira.

Nos dias 18 e 19 acontecerá a parte prática na Policlínica Oswaldo Cruz, uma das referências estaduais para o programa de hanseníase.

PROGRAMAÇÃO

13 de janeiro (10h às 11h) - Palestra de sensibilização na Unidade de Saúde Ronaldo Aragão
13 de janeiro (16h às 17h) - Palestra de sensibilização na Unidade de Saúde Renato Medeiros
16 de janeiro (10h às 11h) - Palestra de sensibilização na UPA Zona Sul
16 de janeiro (16h às 17h) - Palestra de sensibilização na Unidade de Saúde Socialista
17 de janeiro (10h às 11h) - Palestra de sensibilização na Maternidade Mãe Esperança
17 de janeiro (16h às 17h) - Palestra de sensibilização na Unidade de Saúde Mariana
16 a 19 de janeiro - Capacitação teórico-prática em Prevenção de Incapacidades e Reabilitação em Hanseníase. (16 e 17 parte teórica no Teatro Banzeiros / 18 e 19 parte prática – POC Oswaldo Cruz).
20 de janeiro - Abertura oficial da Campanha "Janeiro Roxo"
20 de janeiro - Pit stop de conscientização sobre a Hanseníase na avenida Sete de Setembro, com Campos Sales.
27 de janeiro - Pit stop de conscientização sobre a Hanseníase na avenida José Amador dos Reis, em frente a USF Hamilton Gondim.


Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)