Cerimônia será solene e sóbria, diz o Vaticano

Porto Velho, RO - O corpo do papa emérito Bento XVI, que morreu neste sábado (31), será velado na Basílica de São Pedro na segunda-feira (2), e permanecerá ali por três dias antes de seu funeral, marcado para 5 de janeiro. Os detalhes iniciais das cerimônias foram descritos em uma declaração do Vaticano.

Até o início da manhã de segunda-feira, o corpo de Bento permanecerá no pequeno mosteiro dentro do Vaticano, onde ele viveu. Nenhuma visita oficial para ver o seu corpo ou orações públicas será realizada durante esse período.

Na segunda-feira, ele será transferido para a Basílica de São Pedro, onde o público poderá ver o corpo das 9h às 19h (horário local) nos dias 2, 3 e 4 de janeiro.

Funeral

O funeral de Bento XVI será realizado na quinta-feira (5), na Praça de São Pedro, em frente à basílica. A cerimônia terá início às 9h30 (horário local) e será presidida pelo Papa Francisco.

O porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, disse que, seguindo os desejos de Bento XVI, o funeral será simples, solene e sóbrio.

Os funerais papais normalmente atraem chefes de estado de todo o mundo, mas o Vaticano disse que delegações oficiais serão apenas da Itália e da Alemanha, país natal de Bento XVI, sugerindo que o evento será relativamente discreto.

Representantes de outros países ou organizações podem participar de forma privada, informaram diplomatas.

Enterro

O Vaticano informou, ainda, que, após a cerimônia, o corpo de Bento XVI será levado de volta para a Basílica de São Pedro e enterrado nas Grutas do Vaticano, sob a igreja, onde mais de 90 papas encontraram seu lugar de descanso final.

Em 2020, o biógrafo autorizado de Bento, Peter Seewald, teria dito ao jornal bávaro Passauer Neue Presse que o papa emérito havia preparado um testamento espiritual afirmando que queria ser enterrado na mesma cripta onde João Paulo II foi originalmente colocado para descansar em 2005.

O corpo de João Paulo II foi posteriormente transferido - após sua beatificação em 2011 - para uma capela no nível principal da basílica ao lado daquela onde a Pietà de Michelangelo é exibida.


Fonte: Crispian Balmer - da agência Reuters