O DIA NA HISTÓRIA

24.1.23 (DE FÉRIAS)

BOM DIA


Num mundo de alta tecnologia eletrônica, celulares de última geração reduzindo, a cada dia as distâncias, transmitir eventos ou acessá-los é bem fácil.

Quando a rádio Caiari começou a funcionar, formou sua equipe de esportes, quando não havia comunicação por satélite, o que exigia, para a equipe G-35 um esforço maior.

O estádio Aluízio Ferreira fica a menos de 1 KM da Caiari (sede atual da Arquidiocese de Porto Velho), mas quem participava daquelas transmissões sempre citam o eletricista Eneas – aliás, ele mesmo contava.

“Dia de jogo de futebol eu tinha de puxar o fio da rádio até a cabine no estádio. Carregava a escada, subia nos postes até lá. Se desse um problema na transmissão eu tinha de sair checando até encontrar o erro”.

Quando acabava o jogo o Eneas, que foi o primeiro repórter de esportes do Jornal A Tribuna, conhecido por “Alicate”, tinha de recolher a fiação, subindo e descendo nos postes.

São fatos que passam bem longe da narrativa histórica e que gosto de contar para mostrar que hoje é muito mais fácil tudo, inclusive atuar na comunicação.