A administração de Palivizumabe deverá ser feita em crianças que preencham pelo menos um dos critérios de inclusão estabelecidos no Protocolo

Porto Velho, RO - A Coordenação Estadual de Imunizações da Agência Estadual de Vigilância em Saúde – Agevisa distribuiu para as seis regionais de saúde de Rondônia (Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná, Rolim de Moura, Cacoal e Vilhena), o medicamento Palivizumabe, indicado para aumentar a proteção de crianças contra a infecção pelo Vírus Sincicial Respiratório – VSR.

De acordo com orientações técnicas expedidas e publicadas no portal da Agevisa, o VSR é um dos principais agentes etiológicos envolvidos nas infecções respiratórias agudas no primeiro ano de vida, podendo ser responsável por até 75% das bronquiolites e 40% das pneumonias durante os períodos de sazonalidade.

O medicamento não é uma vacina, trata-se de anticorpo pronto contra o vírus, que está disponível em unidades hospitalares municipais e regionais, e em Centros de Referência para Imunobiológicos (Crie). “O Ministério da Saúde – MS disponibiliza o medicamento gratuitamente aos Estados e nós fazemos a distribuição diretamente para a rede pública de saúde.

Este não está obrigatoriamente vinculado a programas de imunização, mas temos como preocupação aumentar a proteção das nossas crianças contra este vírus”, enfatizou o governador, Marcos Rocha.

A sazonalidade do vírus é de acordo com a região do País. Em Rondônia, o período compreende entre fevereiro a junho, e a distribuição do medicamento acontece em janeiro. “Ao todo foram distribuídos 19.300 mg às regionais de saúde, referente ao abastecimento de janeiro e fevereiro”, informou o coordenador estadual de imunizações, Ivo Barbosa.

A administração de Palivizumabe deverá ser feita em crianças que preencham pelo menos um dos critérios de inclusão estabelecidos no Protocolo Clínico do Palivizumabe.

Fonte: Secom - Governo de Rondônia