Cursos de qualificação profissional tiveram um avanço no ano passado, com a efetuação de 19.521 matrículas.

Porto Velho, RO - O Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional de Rondônia – Idep registrou um crescimento recorde de matrículas em 2022, com cursos ofertados gratuitamente, nos 52 municípios rondonienses.

Em 2021, a Escola Técnica Estadual – Etec, da instituição de ensino profissionalizante realizou 556 matrículas para os cursos técnicos, enquanto que no ano passado esses números saltaram para 1.682. Já os cursos de qualificação profissional, que em 2021 registraram 9.229 matriculados, tiveram um avanço no ano passado, com a efetuação de 19.521 matrículas.

Na avaliação do governador de Rondônia, Marcos Rocha, esse progresso é resultado dos esforços que a gestão estadual vem fazendo para fortalecer e expandir a qualificação da mão de obra, conforme as demandas do mercado de trabalho.

Governo investe no ensino profissionalizante

“Vamos cumprir esse ritmo de expansão em 2023, pois, uma das prioridades do plano estratégico da gestão estadual é fortalecer a educação profissional para garantir o fortalecimento econômico aliado ao desenvolvimento social”, frisou o governador.

Segundo a presidente do Idep Adir Josefa de Oliveira, o órgão gestor da educação profissional em Rondônia tem esse crescimento vertiginoso de alunos nos seus cursos, graças aos novos investimentos que o Governo de Rondônia vem destinando à qualificação profissional.

A aquisição em 2021 de escolas técnicas móveis para levar ensino profissionalizante a todas as regiões do Estado, bem como a inauguração da Escola Técnica Estadual em 2022, na Capital, tiveram um papel fundamental nesse desempenho positivo.

Foram entregues à população quatro escolas técnicas móveis, contemplando as áreas de panificação e confeitaria; máquinas agrícolas; frigoríficos e piscicultura e imagem pessoal. “Já foi empenhado o valor para aquisição de outras duas escolas técnicas itinerantes, nas áreas de informática e mecânica de motos”, informou a presidente do Idep.