Nesta quarta-feira (1), assumem os 13 novos deputados e os 11 reeleitos. Após a cerimônia de posse, onde prestarão juramento à Constituição de Rondônia

Porto Velho, RO - O mês de fevereiro será marcado, além da posse dos novos parlamentares na Assembleia Legislativa, Câmara Federal e Senado, pelas mudanças nas gestões do prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, e do governador Marcos Rocha.

As alterações visam reforçar o tabuleiro eleitoral de 2024 e 2026. O deputado estadual Anderson Pereira foi confirmado na Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran). O adjunto da Semusb, ex-vereador Sandro de Carvalho, foi exonerado do cargo, mas o substituto não assumiu ainda.

O secretário-chefe da Casa Civil, Júnior Gonçalves, confirmou a ida do atual deputado federal Léo Moras, que concorreu ao Governo nas eleições passadas, para diretoria-geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). O próprio Léo já chegou a negar a ida para o cargo, mas nos bastidores iniciou uma pequena transição já no ano passado. Léo, filiado ao Podemos, é um dos fortes concorrentes a sucessão de Hildon Chaves.

A presidência da Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd) deve ser indicada pelo prefeito de Porto Velho. Hildon também criou no âmbito municipal a Agência Reguladora dos Serviços Públicos de Porto Velho, instituição cuja Diretoria Executiva (presidente, administrativo-financeiro, jurídico e técnico-operacional) terá mandato de 4 anos.

A ideia é implantar em Porto Velho o sistema de esgotamento sanitário e de distribuição de água potável em 100% da cidade através da iniciativa privada. Estudos já foram produzidos por gigantes do setor, e apresentadas nas várias audiências públicas realizadas pela prefeitura, mas contestadas pelo Sindicato dos Urbanitários (Sindur), que teme a demissão em massa dos trabalhadores.

Ainda na gestão de Hildon, o ex-deputado Carlos Magno deve assumir a Secretaria Municipal de Agricultura (Semagric). O atual titular, Gustavo Serbino, deve ser nomeado como adjunto da pasta.

Posse e eleição da Mesa Diretora da Assembleia

Nesta quarta-feira (1), assumem os 13 novos deputados e os 11 reeleitos. Após a cerimônia de posse, onde prestarão juramento à Constituição de Rondônia, haverá a sessão para eleição da futura Mesa Diretora. Houve especulação na imprensa em relação ao deputado estadual Laerte Gomes (PSD), que já exerceu a presidência da Casa no biênio 2019-2020, mas ele rejeitou as insinuações e garantiu lealdade ao deputado estadual Marcelo Cruz (Patriotas) em comunicado em suas redes sociais. Marcelo, reeleito com 18.798 votos, já tem um acordo com os parlamentares para exercer a presidência no biênio 2023-2024, deixando o último período para o atual presidente Alex Redano (Republicanos).

Fonte: Rondôniagora