Confira as dicas para evitar acidentes com a rede elétrica na época de chuvas

Porto Velho, RO - Nesta época de chuvas em Rondônia, com o registro de temporais, são frequentes as quedas de árvores e deslizamentos de terras que acabam rompendo cabos, destruindo postes e deixando a população sem energia elétrica.

A Energisa faz um trabalho de monitoramento meteorológico para prever a ocorrência e a intensidade das chuvas e ventos, e assim estabelecer com antecedência planos de trabalho que possam diminuir os impactos deste período.

Caso seja necessário deixar a residência por causa das enchentes, é importante que o cliente desligue os disjuntores e retire os equipamentos das tomadas. Para evitar danos aos equipamentos, é aconselhável ainda que eles sejam colocados em locais mais altos para evitar contato com a água.

Caso o morador identifique alguma situação de perigo envolvendo a rede elétrica, é preciso informar imediatamente a Energisa pelos canais digitais de atendimento para que a empresa envie equipes de manutenção. O serviço está disponível 24 horas por dia no WhatsApp Gisa (www.gisa.energisa.com.br ), aplicativo Energisa On, www.energisa.com.br ou call center 0800 647 0120.

Confira as dicas para evitar acidentes com a rede elétrica na época de chuvas:

• Não encoste em postes ou estruturas elétricas;
• Nunca toque em aparelhos elétricos com as mãos ou os pés úmidos;
• Jamais tente desligar ou religar energia da rede elétrica por conta própria;
• Não tente carregar aparelhos móveis como celulares e tabletes em locais úmidos;
• Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada;
• Tampas de caixas d’água, telhas e quaisquer outros materiais que podem ser levados com o vento devem ser bem fixados para impedir que atinjam pessoas, veículos e as redes elétricas

Fonte: Portal SGC