Horário de atendimento nos primeiros dias será das 8h às 14h

Porto Velho, RO - Visto como um importante acesso a benefícios sociais, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Irmã Dorothy voltou a abrir as portas. Após um mês de atividades suspensas, os atendimentos à comunidade da zona Leste de Porto Velho retornaram nesta segunda-feira (17).

Ao todo, o espaço esteve fechado durante um mês, devido a recorrentes assaltos no local. A saída encontrada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf) foi alinhar um reforço na segurança junto à Polícia Militar.

“Para garantir a segurança de servidores e moradores, tomamos algumas providências. A partir de hoje contaremos com o apoio da PM que prestará reforço de ronda próximo ao Cras. Esse é um equipamento público importante e que não pode continuar fechado”, afirma Claudi Rocha, secretário da Semasf.

Considerado a porta de entrada para diversos benefícios sociais, o Cras tem os trabalhos focados em famílias em condição de vulnerabilidade social. No caso do Irmã Dorothy, 12 servidores, entre psicólogos e assistentes sociais, são responsáveis por atender a população e prestar um importante serviço.


Mariana Cartaxo diz que o Cras é feito para todos

Durante a suspensão das atividades, as famílias atendidas no local foram encaminhadas aos Cras Betinho e Cras Paulo Freire. Um mês depois, elas retornam para atendimento na unidade padrão.

“O Cras é feito para todos, mas é focado em famílias que se encontram em vulnerabilidade social. Hoje abrimos para fazermos um realinhamento interno, mas a partir desta terça-feira (17) ele reabrirá à comunidade com os serviços de sempre, como visita domiciliar, cadastramento do CadÚnico e orientações sobre benefícios sociais. Desejamos retornar os atendimentos a quem mais precisa”, explica Mariana Cartaxo, diretora de Proteção Social Básica, da Semasf.

Outros serviços prestados no local são palestras, reuniões, ações coletivas e comunitárias, distribuição de materiais informativos, capacitações e cursos voltados para inserção no mercado de trabalho. “O Cras é nosso, é da população. Por isso, precisamos do apoio de todos para fortalecer esse serviço e continuar a atender à sociedade”, finaliza Claudi Rocha.

O Cras Irmã Dorothy fica localizado na rua Fonte Boa, esquina com a rua Amazonas, no bairro Socialista. O atendimento nesses primeiros dias de retorno será de segunda à sexta-feira, entre às 8h e 14h.


Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)