Mais de 8 mil pessoas tiveram de abandonar suas casas

Porto Velho, RO - Pelo menos dez pessoas morreram e duas continuam desaparecidas após fortes chuvas e inundações terem atingido o Leste e Sul das Filipinas desde segunda-feira (9), informou hoje o Centro de Prevenção de Desastres Naturais do país.

Na mais recente atualização dos números, o centro informou que mais de 8 mil pessoas tiveram de abandonar suas casas para se abrigar em diferentes locais.

As fortes chuvas e inundações afetaram mais de 430 mil habitantes em várias partes das Filipinas.

As áreas mais afetadas são a Ilha de Samar, onde morreram duas pessoas, e a Ilha de Mindanao, no leste e sul do arquipélago, onde as chuvas provocaram inundações e deslizamentos de terra.

A agência meteorológica das Filipinas disse hoje que as chuvas deverão continuar até o fim de semana em Mindanao e em grande parte da região central de Visayas, mas é pouco provável que se transformem numa tempestade tropical.

Atingidas por até 20 tufões e ciclones tropicais a cada ano, as Filipinas estão entre as nações mais vulneráveis aos impactos das alterações climáticas.

Especialistas de agências internacionais consideram o mau estado da infraestrutura e as habitações precárias como um dos principais fatores para o elevado número de mortes nas catástrofes naturais registradas no país.

Durante as férias de Natal, as inundações e os deslizamentos de terras nas Filipinas deixaram 49 mortos, levaram 51.400 pessoas a abandonar suas casas e afetaram, no total, cerca de 500 mil filipinos.

Os estragos causados à agricultura e à infraestrutura foram estimados em cerca de US$ 25 milhões, de acordo com o centro de prevenção de desastres naturais.

Fonte: Agência Brasil