Lista com os nomes dos presos foi divulgada pelo Governo do Distrito Federal.

Porto Velho, RO - Gleisson Cloves Volff, de 33 anos, é um dos bolsonaristas presos por participação nos atos antidemocráticos em Brasília (DF) no último final de semana. A informação foi confirmada pela Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal que divulgou nesta terça-feira (10) uma lista com os nomes dos detidos.

Em uma rede social, o administrador de uma padaria de Cacoal (RO) publicou um vídeo dentro da Praça dos Três Poderes, que estava fechada no domingo (8), e mostrou um grande número de bolsonaristas golpistas subindo a rampa do Congresso Nacional.

Em um trecho do vídeo, o administrador comenta: "Brasília tá pegando fogo. Pessoal invadiu, quebrando tudo. O trem tá ficando doido", diz.

Dois dias antes Gleisson havia postado uma foto com um grupo ao lado de um ônibus, que seguia de Cacoal para Brasília.



O ataque às sedes dos Três Poderes e à democracia é sem precedentes na história do Brasil. Os terroristas quebraram vidraças e móveis, vandalizaram obras de arte e objetos históricos, invadiram gabinetes de autoridades, rasgaram documentos e roubaram armas.

O prejuízo ao patrimônio público está calculado em ao menos R$ 3 milhões apenas na Câmara dos Deputados - sede de parte do Legislativo, também composto pelo Senado Federal. Até o fim da noite de segunda-feira (9), pelo menos 1,2 mil pessoas haviam sido presas.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública criou um e-mail para receber denúncias e informações sobre os terroristas que praticaram os atos de vandalismo. As informações podem ser enviadas para denuncia@mj.gov.br.

O movimento golpista que ocorre há semanas em Brasília foi engrossado por dezenas de ônibus que chegaram no fim de semana.

Apesar disso, a PM do DF mantinha poucos homens no local e não conseguiu frear os terroristas. A polícia foi criticada e acusada de omissão.

O ministro do STF Alexandre de Moraes determinou o afastamento do governador Ibaneis Rocha (MDB) por, pelo menos, 90 dias. Quem assume o cargo é a vice, Celina Leão (PP).

Segundo a Polícia Civil, mais de 200 pessoas foram presas por participação nos atos.

Na segunda, o Exército e a PM desmontaram o acampamento bolsonarista no QG. Ao todo, 1,2 mil pessoas foram detidas e levadas à Polícia Federal para triagem.

Quais os possíveis crimes cometidos?

Dano ao patrimônio público da União - crime qualificado. Pena: detenção, de seis meses a três anos, e multa, além da pena correspondente à violência.

Crimes contra o patrimônio cultural - destruir, inutilizar ou deteriorar bem especialmente protegido por lei, ato administrativo ou decisão judicial. Pena: reclusão, de um a três anos, e multa.

Associação criminosa - associarem-se três ou mais pessoas para o fim específico de cometer crimes. Pena: reclusão, de um a três anos (pena aumenta se a associação é armada).

Abolição violenta do Estado Democrático de Direito - tentar, com emprego de violência ou grave ameaça, abolir o Estado Democrático de Direito, impedindo ou restringindo o exercício dos poderes constitucionais. Pena: reclusão, de 4a 8 anos, além da pena correspondente à violência.

Golpe de estado - Tentar depor, por meio de violência ou grave ameaça, o governo legitimamente constituído. Pena: reclusão, de 4 a 12 anos, além da pena correspondente à violência.

Fonte: Portal SGC