Ações do batalhão de Trânsito vêm reforçando a segurança desde o início da operação “Via Segura”

Porto Velho, RO - As fiscalizações para garantir maior segurança no trânsito de Rondônia e, consequentemente, evitar acidentes, estão sendo reforçadas neste período de férias pelo Batalhão de Polícia de Trânsito – BPTran. Os acidentes de trânsito são problemas de saúde pública mundial. Essa problemática pode estar relacionada a vários fatores, como: más condições dos veículos e rodovias, comportamentos inadequados dos condutores, dentre outros.

De acordo com o comandante do BPTran, tenente-coronel, Emanoel Lourenço, as ações do batalhão vêm reforçando a segurança desde o início da operação “Via Segura”, no dia 24 de dezembro de 2022, tendo como finalidade a execução de trabalhos em pontos específicos da cidade.

O governador Marcos Rocha afirmou que, “as ações desenvolvidas pelo BPTran proporcionam a segurança devida à população rondoniense, evitando acidentes de trânsito e conscientizando os motoristas quanto à prudência. As medidas são importantes e refletem em um trânsito menos violento”, afirmou o governador.

Comandante destaca ações da operação “Via Segura”

Muitos acidentes poderiam ser evitados com a conscientização dos motoristas e pedestres em relação às regras de trânsito. Para isso, o BPTran investe em práticas para contribuir com uma mobilidade mais segura, através de trabalho e operações especificas no Estado.

A Avenida Pinheiro Machado foi o local onde teve início a primeira operação com fiscalização de boates, trânsito local, entre outros. Esse trabalho terá continuidade, pelo menos, a cada 60 dias em localizações diferenciadas, nas zonas de Porto Velho.

A operação “Via Segura” conta com o apoio do Batalhão de Polícia Ambiental – BPA; Batalhão de Policia de Choque – BPChoque; 1º Batalhão de Polícia Militar – BPM; Departamento Estado de Trânsito – Detran; Secretaria Municipal de Trânsito – Semtram; Secretaria Municipal de Meio Ambiente – Sema; e Polícia Rodoviária Federal – PRF. Com a união das instituições, a segurança nas ruas e estradas estará reforçada, proporcionando férias sem transtornos e, até mesmo, fatalidades.

DICAS PARA EVITAR ACIDENTES

– Atenção dos pedestres ao atravessar a rua;
– Respeitar os limites de velocidade;
– Fazer manutenção periódica dos veículos;
– Olhar para os dois lados da via em cruzamentos perigosos;
– Atenção para carros, motocicletas e bicicletas nas vias;
– Se beber, não dirija;
– Não usar o celular quando estiver dirigindo.

O tenente coronel Lourenço enfatiza a importância da conscientização da sociedade em relação à necessidade dos cuidados dobrados no trânsito. Também é importante alertar que a finalidade da blitz não é, apenas, multar, mas, também, retirar foragidos de circulação, recuperar veículos furtados ou roubados, apreender drogas e demais ilícitos, impedir acidentes, suicídios, dentre outros fatores.

Fonte: Secom - Governo de Rondônia