Este não é o primeiro desentendimento de Olesya Krivtsova com as autoridades por expor publicamente seus pontos de vistaUm morador local abraça seu filho ao lado de um ataque de míssil russo, em meio ao ataque da Rússia à Ucrânia, em Kiev, Ucrânia, 31 de dezembro de 2022. REUTERS/Valentyn Ogirenko

Porto Velho, RO - Olesya Krivtsova ostenta uma tatuagem anti- Putin em um tornozelo e uma pulseira que acompanha todos os seus movimentos no outro.

A jovem de 19 anos da região de Arkhangelsk, na Rússia, deve usar o dispositivo enquanto estiver em prisão domiciliar depois de ser acusada de postagens nas redes sociais que, segundo as autoridades, desacreditam o exército russo e justificam o terrorismo.

As autoridades russas adicionaram Krivtsova à lista de terroristas e extremistas, ao lado do ISIS, da Al Qaeda e do Talibã, por postar uma história no Instagram sobre a explosão na ponte da Crimeia em outubro, que também criticou a Rússia por invadir a Ucrânia.

Krivtsova, uma estudante da Universidade Federal do Norte (Ártico) na cidade de Arkhangelsk, no noroeste, também está enfrentando acusações criminais por desacreditar o exército russo por fazer um repost supostamente crítico da guerra em um bate-papo estudantil na rede social russa VK.

Atualmente, Krivtsova está em prisão domiciliar no apartamento de sua mãe em Severodvinsk, região de Arkhangelsk, proibida de acessar a internet e usar outras formas de comunicação.

“O caso de Olesya não é o primeiro nem o último”, disse Alexei Kichin, advogado de Krivtsova, à CNN.

Kichin disse que a adolescente pode pegar até três anos de prisão por desacreditar o exército russo e até sete anos de prisão sob o artigo de justificativa do terrorismo. No entanto, a defesa legal de Krivtsova espera uma punição mais branda, como uma multa.

O monitor independente de direitos humanos OVD-Info disse que pelo menos 61 casos foram iniciados na Rússia em 2022 sob acusações de justificativa de terrorismo na internet, com 26 levando a sentenças até agora.

A mãe de Olesya, Natalya Krivtsova, diz que o governo está tentando dar um alerta ao público, com sua filha sendo “açoitada publicamente” por não guardar suas opiniões para si mesma.

“Vivemos na região de Arkhangelsk e esta é uma região vasta, mas muito distante do centro. Não há mais protestos em Arkhangelsk, então eles estão tentando estrangular tudo o que resta em seu estágio inicial”, disse Natalya Krivtsova à CNN.

Um chefe local do Partido Comunista, Alexander Novikov, zombou publicamente da adolescente na televisão estatal, chamando-a de idiota que deveria ser enviada para a linha de frente na região de Donbass, no leste da Ucrânia, como parte do batalhão Arkhangelsk, para que ela pudesse “olhar nos olhos” dos militares que lutam.

Este não é o primeiro desentendimento de Olesya Krivtsova com as autoridades por expor publicamente seus pontos de vista. Em maio passado, ela enfrentou acusações administrativas por desacreditar o exército russo ao distribuir cartazes anti-guerra.

As coisas ficaram mais sérias quando ela foi acusada de desacreditar o exército russo nas redes sociais em outubro passado. De acordo com o advogado de Krivtsova, uma reincidência no mesmo artigo se transforma em um processo criminal.

“Ela tem um grande senso de justiça, o que torna sua vida difícil. A incapacidade de permanecer em silêncio é agora um grande pecado na Federação Russa”, disse sua mãe à CNN.

Segundo Natalya Krivtsova, a polícia invadiu um apartamento no dia 26 de dezembro, onde sua filha morava com o marido Ilya, obrigando os jovens a deitarem de bruços no chão e supostamente os ameaçando com uma marreta, que os policiais disseram a ela ser uma “ olá” do Wagner Group , um empreiteiro militar privado liderado por Yevgeny Prigozhin.

A CNN entrou em contato com a polícia estadual em Arkhangelsk para comentar.

“Olesya ficou muito assustada porque viu o vídeo em que um prisioneiro foi morto com uma marreta ”, disse sua mãe à CNN.

No notório vídeo referido por Natalya Krivtsova, mercenários do Grupo Wagner, que recruta prisioneiros ativamente, aparentemente executaram um ex-presidiário, Yevgeny Nuzhin, com uma marreta depois que ele tentou fugir de seu posto. A descrição do vídeo dizia: “O traidor recebeu a punição wagneriana tradicional e primordial”.

“O estado tem algumas políticas estranhas: os prisioneiros vão para a guerra e as crianças vão para a prisão”, disse ela.

Fonte: CNN