Servidores que chegavam para o expediente no Palácio Rio Madeira receberam panfletos com informativos sobre o “Janeiro Branco”

Porto Velho, RO - Por ser o primeiro mês do ano, janeiro se tornou o período ideal para traçar metas, objetivos e projetos para o novo momento que se inicia. Nesse sentido, com o objetivo de chamar atenção de toda a população sobre a importância com os cuidados com a saúde mental e emocional, em 2014, o psicólogo mineiro Leonardo Abrahão deu início ao movimento “Janeiro Branco”.

A Secretaria de Estado da Educação – Seduc, por meio do núcleo de Saúde Ocupacional, já atua desde de 2016 com ações preventivas e corretivas em prol da saúde e bem-estar dos servidores em educação, fazendo adesão à campanha “Janeiro Branco” em 2020 e desde então, tem promovido ações de psicoeducação referentes à temática.

Sirlei Barros pontua que a Seduc estará fazendo várias atividades até o início de fevereiro junto aos servidores, com relação a saúde mental

Para este ano de 2023, a equipe multiprofissional Núcleo de Saúde Ocupacional da Seduc, realizou a abertura oficial da Campanha, acolhendo os servidores que trabalham nos edifícios do Palácio Rio Madeira – PRM, em Porto Velho, com entrega de lacinhos brancos (símbolo da campanha) e entrega de material informativo.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destaca que os cuidados com a saúde mental são de extrema importância para a vida, “dividindo o tempo com hábitos saudáveis, tornando a rotina do dia-a-dia mais relaxante, além de cuidarmos das pessoas que mais amamos e por isso, reservar um tempo para cuidar de si mesmo, é satisfatório”, ressaltou.

De acordo com a psicóloga e chefe do Núcleo de Saúde Ocupacional da Seduc, Sirlei Barros, “Apesar desse movimento ser novo, esta campanha tem ganhado grandes proporções a nível mundial e as pessoas estão entendendo que saúde mental é uma necessidade de vida. Quando a gente cuida de fato da mente, a gente está cuidando da vida”.

Sirlei Barros ressalta que o tema da campanha para este ano é: “a vida pede equilíbrio” e questiona: Como está nossa saúde mental? Como fazer para manter em equilíbrio essa saúde durante todo o ano? Por isso, a saúde mental segue trazendo reflexões que após esse tempo de isolamento social em decorrência do período pandêmico, nunca se ouviu falar tanto neste assunto e que diante das mudanças cada vez mais desafiadoras, é necessário por em prática novas atitudes, habilidades, entendimentos e comportamentos”.

AÇÕES

Além da Abertura com acolhimento dos servidores, a Seduc, por intermédio do Núcleo de Saúde Ocupacional, realizará outras atividades de visitas nos andares do Edifício Rio Guaporé, com mini-palestras, rodas de conversa, ginástica laboral temática, entre outras ações que se estenderão até a primeira quinzena do mês de fevereiro em todo o Estado, com o acolhimento dos servidores e alunos que retornam das férias escolares, reforçando a ideia de que saúde mental precisa de atenção e cuidados de janeiro a janeiro.

JANEIRO BRANCO

A servidora Daniele fala da importância das ações de prevenção e equilíbrio

Para a redatora de gabinete da Seduc, Daniele Constantino, ações de prevenção e equilíbrio são importantes, principalmente para os servidores que trabalham direto com o público e possuem várias demandas diárias. “Por vezes, a rotina de trabalho pode causar uma desestabilidade e essa temática, como forma de prevenção, pontos de apoio para atender aos servidores nestes momentos, para que outras situações não aconteçam e a pessoa não piore”.

A servidora do Cerimonial da Seduc, Janaína Mara, conta que as pessoas devem levar a sério esta temática, pois “muitas das vezes não conseguimos enxergar o que se passa com o nosso próximo por dentro, como nos sentimentos e nas emoções, que não deixam transparecer. A Seduc realiza mais uma campanha que tem como objetivo proporcionar uma qualidade de vida melhor”, afirmou.

Fonte: Secom - Governo de Rondônia