Sintero participou da V Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial (CONEPIR), que ocorreu nos dias 29 e 30 de novembro em Porto Velho. A Conferência é coordenada pelo Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (CEPIR) em parceria com a Secretaria da Assistência e do Desenvolvimento Social (SEAS) e teve como tema “Enfrentamento ao racismo e às outras formas correlatas de discriminação étnico-racial e de intolerância religiosa: política de Estado e responsabilidade de todos nós”.

A presidenta do Sintero, Lionilda Simão, esteve na abertura do evento representando as entidades da sociedade civil organizada que compõem o CEPIR. Na oportunidade, ela ressaltou que as Conferências são espaços de discussões indispensáveis na construção de ações de combate pelo fim do preconceito, discriminação e racismo. A presidenta destacou que mais de 56% da população brasileira se declara parda e negra de acordo com dados do IBGE. No entanto, essa realidade não se reflete na ocupação de cargos de prestígio e de representatividade da sociedade. Ela também criticou a ausência de medidas para implantação da Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial, instituída pelo Decreto nº 4.886/2003.

Neste dois dias de Conferência, a programação contou com palestras, debates e discussões de 4 eixos, com a temática voltada para o enfrentamento ao racismo e outras formas correlatas de discriminação étnico-racial, étnico-cultural; a topo tipo de violência praticada por meio das invasões de territórios; a intolerância religiosa e ao desenvolvimento da igualdade e étnico-racial e étnico-cultural pela promoção da igualdade de oportunidade.

Ao final do evento, as propostas elaboradas e discutidas nos grupos de trabalhos foram apresentadas e aprovadas na plenária final para serem encaminhadas ao Estado e à União, conforme demanda dessas esferas. Também foram eleitos 15 delegados representando a sociedade civil organizada e 3 delegados representando o segmento governamental para participar em maio de 2023 da V Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, que acontecerá em Brasília.

O evento contou com a participação do secretário de Imprensa e Divulgação do Sintero, Sandro Ascuy, que é secretário geral do CEPIR e também com a secretária de Gênero e Etnia, Rosa Negra e a secretária de Assuntos Municipais do Sintero, Luciana Basilio.

“O Sintero é uma instuição que fomenta o debate sobre o tema e que atua em articulação com entidades do movimento negro. Nossa contribuição é em favor da luta e de políticas afirmativas que garantam ao povo preto o direito à vida com dignidade, saúde, emprego, renda e demais direitos sociais, trabalhistas e políticos”, disse Lionilda Simão, presidenta do Sintero.