O Sintero, através da Secretaria de Gênero e Etnia, vem a público manifestar repúdio diante dos ataques feitos contra a vereadora do município de Sinop (MT), Graciele Marques. A vereadora tem recebido ofensas verbais e até ameaças de morte por parte de seus opositores na cidade, que não aceitam a derrota do presidente Jair Bolsonaro nas eleições de 2022.

Durante uma sessão na Câmara Municipal, a vereadora foi totalmente hostilizada pelos opositores presentes em virtude de uma notícia falsa que dizia que ela supostamente apresentaria um Projeto de Lei para remover os manifestantes que estão com barracas montadas às margens da BR-163 em protesto ao resultado das eleições.

Durante a sessão, ela argumentou que teme por sua segurança e solicitou o uso de um detector de metais no local. Mas, o pedido não foi aceito pela Mesa Diretora da Câmara.

O Sintero repudia esse comportamento violento contra a vereadora e solicita intervenção judicial, para impedir que essas práticas continuem. A Secretaria de Gênero e Etnia do Sintero também reforça sua posição em defesa da democracia, do respeito e de políticas públicas de proteção contra crimes de ódio e que ameaçam a vida das mulheres.