Estado de Rondônia possui uma assistência completa para paciente com HIV

Porto Velho, RO - Dezembro é o mês dedicado para relembrar a população da importância quanto à prevenção, cuidado e tratamento ofertado para pessoas com HIV/Aids ou outras doenças sexualmente transmissíveis. Por esse motivo, a Secretária de Estado da Saúde – Sesau orienta onde buscar o diagnóstico e como iniciar um tratamento na rede pública de saúde.

Na área urbana do Estado, a população pode realizar os testes de forma totalmente gratuita nas Unidades de Saúde municipais e estaduais. Além disso, nesses mesmos lugares também são oferecidos meios de prevenção, como preservativos e Profilaxia Pós-Exposição ao HIV.

Durante o ano, ações de prevenção em comunidades ribeirinhas e quilombolas também foram realizadas pela equipe da Agência Estadual de Vigilância em Saúde – Agevisa. Nas visitas, a equipe realiza palestras explicativas sobre os cuidados que cada indivíduo precisa ter e testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatite B e C.

Em Porto Velho, o Centro de Medicina Tropical de Rondônia – Cemetron realiza internações e atende os casos de urgência.

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, destaca a importância de dar uma assistência de qualidade a essas pessoas. “A assistência facilita que o diagnóstico precoce seja realizado, trazendo assim, maior qualidade de vida o paciente e menos chances de transmissividade”, pontuou o governador.