EPA - National Museum of Norway

Porto Velho, RO - Foi durante décadas um mistério e sempre atribuído a um ato de vandalismo. A frase quase invisível "Só pode ter sido pintado por um louco",que aparece escrita em "O Grito" do pintor norueguês Edvard Munch, foi afinal feita pelo próprio autor do quadro.

O Museu Nacional da Noruega confirmou esta semana essa informação depois de análises minuciosas. A caligrafia, concluíram os investigadores, é de Munch. A análise foi feita letra a letra através de infravermelhos e comparada com notas e correspondência do artista. A inscrição, que esteve envolta em mistério durante 120 anos, terá sido feita em 1895, ou um pouco antes, quando a pintura foi exibida pela primeira vez.

"O Grito" é uma das pinturas mais icónicas do mundo. É uma representação simbólica da ansiedade e angústia humana. O quadro tem estado a ser recuperado e será novamente exposto novamente neste ano de 2022 no Museu Nacional da Noruega.

O Grito Foi Roubado Duas Vezes!

Na véspera dos Jogos Olímpicos de Inverno de 1994 na Noruega, ladrões invadiram a Galeria Nacional de Oslo, deixando para trás uma nota: "Obrigado pela falta de segurança". 10 anos depois, outra versão foi roubada do Museu Munch.