Destituído do poder após tentativa de golpe de Estado, o ex-presidente é investigado por rebelião, abuso de poder e distúrbio da ordem pública. Reprodução/Facebook

Porto Velho, RO - O procurador-geral do Peru, Uriel Terán, pediu 18 meses de prisão preventiva contra o ex-presidente Pedro Castillo.

A solicitação, apresentada ao juiz da Instrução Preparatória, Juan Carlos Checkley, também contemplou o ex-primeiro-ministro peruano Aníbal Torres.

A legislação peruana prevê até 36 meses de preventiva em casos complexos e com risco de fuga.

Nesta terça-feira (13), a Justiça do Peru rejeitou um recurso apresentado pela defesa de Castillo pedindo sua libertação antes do cumprimento da detenção preliminar de sete dias.
Notícias relac

Na audiência, o ex-presidente disse que está preso “injusta e arbitrariamente” e que “jamais renunciará” à Presidência do país.

Pedro Castillo foi destituído da Presidência pelo Congresso e preso após tentar dissolver o Parlamento e aplicar um golpe de Estado.

Segundo a promotoria peruana, Castillo “tinha plena consciência da ilegalidade de sua decisão” ao ordenar o fechamento do Congresso.

Castillo é investigado por rebelião, conspiração para rebelião, abuso de poder e distúrbio da ordem pública.


Fonte: O Antagonista