Agremiações detentoras de manifestações culturais rondonienses vão receber homenagens durante o evento

Porto velho, RO - Com a finalidade de condecorar os artistas dos diferentes segmentos culturais, assim como as Manifestações Tradicionais reconhecidas pelo Estado como Patrimônio Histórico-Cultural Imaterial, além de registrar homenagens aos baluartes da cultura, acontece nesta terça-feira (13), no Teatro Palácio das Artes, em Porto Velho, às 19h, a primeira edição do Prêmio “Jacamin das Costas Verdes”.

O nome se dá em homenagem à ave símbolo do Estado, conhecida como Jacamim das Costas Verdes, sendo um símbolo das diferentes sociedades desenvolvidas ao longo da história da humanidade. Trata-se de manifestações culturais expressas, ainda que implicitamente, as quase infinitas relações estabelecidas entre as pessoas e o meio em que vivem, indicando as mais variadas identidades sociais. O evento será realizado pela Superintendência Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer – Sejucel, do Governo de Rondônia.

CULTURA

Este fenômeno faz com que as aves devam ser compreendidas como elemento importante na simbologia e nas manifestações culturais humanas em todos os tempos, de forma que sua enorme diversificação estimulou incontáveis enlaces com diversas passagens na história dos povos, perpetuadas por correlações entre as também variadas formas e padrões comportamentais, envolvendo o processo ecológico e evolutivo.

Haverá apresentações artísticas durante o evento, como amostras de quadrilhas, música clássica e outros

O governador de Rondônia, Marcos Rocha enfatiza que “a cultura é algo importante para a sociedade, e os artistas locais de diversos segmentos, têm sido atendidos e com isso, temos procurado incentivar a população a estar cada vez mais presente nos eventos promovidos”.

A superintendente da Sejucel, Camila Lima salienta que, ao batizar o evento que premia os melhores da cultura com o nome da ave símbolo do Estado, o Governo de Rondônia “reafirma seu respeito e comprometimento para com aqueles que fazem a cultura rondoniense acontecer, por meio de intercâmbio entre todos os segmentos artísticos, envolvendo os promotores da cultura no Estado”.

PROGRAMAÇÃO

Na ocasião, serão entregues títulos de Reconhecimento de Patrimônio Histórico e Cultural aos cidadãos que fazem parte das manifestações culturais rondonienses, além de homenagens aos baluartes da cultura e entrega do título de “Guardião da Memória Rondoniense”, do pesquisador Elias Cayaduro Pessoa.

Além destes atos, haverá apresentações artísticas durante o evento, como amostras de quadrilhas, música clássica e outros. Esta noite de premiação compõe parte da programação do I Circuito Rondon Cultural, realizado nas últimas semanas na Capital rondoniense.

Fonte: Secom - Governo de Rondônia