Prefeito de Itapuã do Oeste Moisés Cavalheiro (MDB)

Porto Velho, RO - O prefeito de Itapuã D´Oeste, Moisés Cavalheiro (MDB) teve sua atuação reconhecida pelo eleitor da cidade, numa pesquisa sobre gestão pública divulgada ontem pelo Instituto Phoenix. Na pesquisa, foi apontado como “a personalidade que mais fez pelo município”.

E não foi uma missão fácil: fazem parte da lista, nomes de políticos importantes do Estado como os ex-governadores Ivo Cassol, José Bianco e Confúcio Moura, o ex-deputado federal Lindomar Garçom, e os ex-prefeitos da cidade, Robson Oliveira, e João Testa.

Na tabela abaixo, confira a tabela contendo todos os nomes preferidos apontados pelo eleitor:

A aprovação do nome do prefeito deu-se por sua gestão na Prefeitura. Ao serem questionados pela pesquisa, sobre a nota que dariam à gestão do prefeito Moisés Cavalheiro, 33,33% deram conceito ótimo, 15,49% atribuíram conceito BOM e 25,35% Regular. Somados esses conceitos, chega-se a uma aprovação de 64,41% de Índice de Aceitação Popular.

Outro fator que embasa a aprovação da gestão é o que a opinião do eleitor sobre as promessas assumidas em campanha pelo atual prefeito: 53,9% dos eleitores afirmaram que ele está cumprindo o prometido, e 23,1% responderam ´Mais ou Menos´. Apenas 10,3% disseram que as promessas de campanha não estão sendo cumpridas e outras 12,7% nãos souberam responder.

EMPRESAS

A pesquisa também avaliou o setor empresarial que mais se destacou. O eleitor escolheu as empresas A Mineração (12,2%), Ersa & Cia (10,8%), Frigorífico (9,4%) e J. Brasil (9%) como destaques. Vide tabela abaixo:

CARÊNCIA

No item 3 da pesquisa, os eleitores responderam qual a maior carência social do Município. Saúde/hospitais ficou com 23% da ´preferência´, seguido de emprego (14,1%), segurança pública (12,2%) e educação e cultura (11,3%). Confira o gráfico abaixo com todas as alternativas.

Foram realizadas 213 entrevistas entre os dias 17 e 18 de novembro de 2022. A pesquisa foi contratada pelo jornal Folha dos Municípios, possui margem de erro de + ou – 3% e assinada pelo estatístico Augusto da Silva Rocha (COnre 7655-A).