Porto Velho, RO - O Governo do Estado de Rondônia por meio da Polícia Militar, edita a cada final de ano, operações preventivas com a finalidade de diminuir o índice de criminalidade, furtos e roubos nas áreas comerciais, industriais e residenciais em todo Estado.

Em Porto Velho, de acordo com dados do Sistema de Segurança colhidos pela Coordenadoria de Planejamento Operacional, a presença da Polícia Militar tem inibido a ações de criminosos neste período de fim de ano.

Furto e roubo a pessoa são os crimes mais comuns nessa época e apresentaram uma significativa redução se comparado com o mesmo período do ano passado.

Do dia 5 a 15 de dezembro de 2021 foram registrados em todo Estado: 368 furtos, 136 roubos e 07 portes de ilegais de arma de fogo. Já no mesmo período de 2022 foram registrados pela PM: 304 furtos; 132 roubos e 15 portes ilegais de arma de fogo.

Para o porta-voz da Polícia Militar, tenente coronel Miranda, os resultados parciais evidenciam um final de ano mais tranquilo para os rondonienses que estão indo às compras de final de ano "esses resultados significam que as ações da Polícia Militar têm sido coesas e eficientes na inibição do crime, fazendo com que o começo do mês de dezembro do corrente ano seja mais tranquilo, devido ao aumento da presença policial nas ruas" disse o oficial.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destacou no início da Operação Vigilare que haveria um reforço nas ações desenvolvidas pela Polícia Militar, aumentando o policiamento em todo Estado.

“Preservar a segurança dos rondonienses é uma das prioridades da nossa gestão. As festas de fim de ano já estão acontecendo e a missão é aumentar ainda mais a segurança da população.

Para isso, determinei a realização da Operação Vigilare com o propósito de resguardar o pleno exercício do direito das pessoas e reforçar o policiamento contra a criminalidade" disse o Governador.

A Operação será cumprida em todo o Estado até o início de janeiro de 2023. É um grande reforço para a segurança pública, considerando o aumento na circulação de moedas no mercado no período e também o grande fluxo de circulação de pessoas em centros comerciais.

"A Operação Vigilare faz valer o nosso propósito que é garantir maior segurança à nossa sociedade por meio de ações que garantam a paz social e a ordem pública”, enfatizou o Governador Marcos Rocha.