O DIA NA HISTÓRIA

Por: Lúcio Albuquerque - WhatsApp 69 99910 8325

BOM DIA, domingo, 18 de DEZEMBRO  

COMEMORA-SE

Dia Internacional dos Migrantes. Judeus começam o  Festival das Luzes, o "Chanucá". Dia do Museólogo, Dia da Língua Árabe (ONU), Dia Internacional do Mergulhador

Católicos lembram Nossa Senhora do Ó, São Zózimo, São Gaciano, São Malaquias

RONDÔNIA

1925 – A falta de moeda divisionária é apontada como responsável pela Madeira-Mamoré não poder pagar seus funcionários em dia.

1988 – Um funcionário de alto nível da agência local do Banco Industrial e Comercial, sede em Fortaleza, é dado como autor de um rombo de 2 bi de cruzados novos. 

1998 – Criado o Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos e Diversões em Rondônia.

BRASIL

1865 – Morre o maestro Francisco Manuel da Silva, autor da música do Hino Nacional (n. 1795). 

1971 - O presidente Emílio Médici, ouvida a  Academia Brasileira de Letras determinou reformas na língua portuguesa. 

MUNDO

1870 — Fim do Primeiro Concílio do Vaticano, que definiu a “infalibilidade papal”. 

1892 – Estreia o balé Quebra-Nozes, de Tchaikovsky. 

1958 — Lançamento do Projeto SCORE, 1º satélite de comunicação do mundo.

FOTO DO DIA

Ela queria ser costureira e até ganhou do pai uma máquina importada dos Estados Unidos, comprou um imenso espelho para as clientes experimentarem as encomendas, apesar de ser uma das 7 professoras formadas em Magistério (*), em 1940 na 1ª turma de professorandas do colégio Maria Auxiliadora, como ela contou a mim e ao Zé Carlos Sá  em entrevista para o “Alto Madeira”. Nascida em 1916, seu pai Frederico Banfield dizia que um indiano lera nos astros que ela seria professora. 

Em 1942 Aurélia Banfield aceitou o convite para ser professora e pelo seu trabalho recebeu homenagens como a Ordem do Mérito Marechal Rondon, a maior comenda do Estado, mas dizia que a maior homenagem era dos muitos seus alunos que a reverenciavam.  (*) Turma de 1940: Aurélia Banfield, Maturina Cavalcante, Cristina Corinos, Iracema Cavalcante, Maria Silva Santos, Nazaré Zeide e Alzira Feitosa. (Foto e texto Lúcio Albuquerque)