O DIA NA HISTÓRIA

Lúcio Albuquerque

WhatsApp 69 99910 8325

BOM DIA, sábado, 31 de DEZEMBRO  

COMEMORA-SE

Véspera de Ano Novo. 

Católicos lembram São Silvestre

RONDÔNIA

1985 – O goiano Jerônimo Santana assume amanhã a prefeitura de Porto Velho, o 41º prefeito desde a criação do município e o 1º eleito desde 1929, e 3 vezes deputado federal pelo Território.

1987 – Todos os clubes de futebol da capital se licenciaram e não disputarão o Campeonato de 1988.

BRASIL

1925 – I Corrida Internacional de São Silvestre (SP). 

1964 – O presidente Castelo Branco cria o Banco Central do Brasil e o Conselho Monetário Nacional. 

1997 – Morre Lourenço da Fonseca  Barbosa ((n. 1904)), mestre Capiba, o maior compositor de frevo do país. 

1968 – Última transmissão do Repórter Esso, o 1º noticiário do rádio brasileiro. 

1978 – O presidente Ernesto Geisel envia emenda ao Congresso para acabar com o AI-5.

MUNDO

1991 – É declarada extinta a URSS. 

2019 — A OMS  é informada de casos de pneumonia de causa desconhecida, detectados em Wuhan; seria a pandemia de Covid 19. 

FOTO DO ANO 

O fato do ano é essa foto – não as pessoas que estão nela, mas o que representam. Desde o início elegi que a foto dessa coluna representasse fato histórico ligado à nossa gente, e essa foto é o fato histórico que entendo ser o mais importante do ano, mais mesmo que as eleições. 

Como repórter cobri, inclusive, o “Diretas-Já”; sobre Rondônia os acontecimentos que levaram à criação do Estado; a mobilização pelo impeachment de Dilma Roussef, etc. 

Mas esses quase 2 meses em que se mantém uma mobilização como tal, quando – até - muita gente trocou a tradicional festa cristã familiar do Natal em Família pela vigília cívica, gentes que em imensa maioria das vezes nem se conheciam, mas unidos pelo que entenderam ser o bem comum, mostra que qualquer que seja o resultado final o Brasil aprendeu muito a ter consciência nacional, do que, sinceramente, temos carência, e, também,  a ter consciência de que mudanças só acontecerão se a maioria tiver um objetivo comum (F. Bandeira do Brasil feita com balões carregados por centenas de pessoas em Porto Velho).