O DIA NA HISTÓRIA

Lúcio Albuquerque

WhatsApp 69 99910 8325

BOM DIA, domingo, 25 de DEZEMBRO  

COMEMORA-SE

Dia de Natal, Aniversário da cidade de Natal (RN), 

Católicos celebram Natal, Santa Anastásia, Beata Maria dos Apóstolos

RONDÔNIA

1909 –  Cândido Rondon, à frente da equipe instaladora da Linha Telegráfica Estratégica, iniciada em Cuiabá, chega a Santo Antônio do Rio Madeira.

1981 – O presidente do PDS (RO) Claudionor Roriz anuncia campanha para ensinar o eleitor a preencher a cédula eleitoral ano que vem, quando votará sete vezes: vereador, prefeito, deputado estadual e federal e mais três senadores.

1990 – Deputado federal (3 vezes), prefeito de Porto Velho e 1º governador do Estado, Jerônimo Santana, que dia 15 de março passa a faixa a Osvaldo Piana, se lançou candidato ao governo em 1994.

BRASIL

1599 – Fundação da cidade de Natal, capital do Rio Grande do Norte. 

1881 — Primeiro voo no Brasil, em Belém, de um balão dirigível, Le Victoria, por Júlio César Ribeiro de Sousa. 

1944 — Nasce Jairzinho, da seleção do tri mundial, em 1970, quando marcou nove gols.

MUNDO

336 D.C. -  O papa Júlio I proclama o dia 25 de dezembro como a data do nascimento de Jesus. 

1946 — A primeira reação nuclear em cadeia autossustentável na Europa é iniciada no reator nuclear F-1 da União Soviética.[

1977 – Morre um gênio do cinema: Charles Chaplin (n. 1889). 

FOTO DO DIA 

Elielza Bailarina Ramos Freire. Conversando com ela, dela não exala  ressentimentos mas uma mensagem mista de paz e alegria. 

Para quem a conhece apenas dançando, empurrando sua bicicleta multicolorida, sempre com roupas enfeitadas ou convidando para suas festas (Criança, Pais, Mães ou seu aniversário), nem imagina o que de grandeza é essa mulher que fez da praça seu mais conhecido nome, “Bailarina da Praça”, sempre com seu aparelho de som, um sorriso imenso. 

Um dia tive a oportunidade de conversar com ela. Nunca eu havia parado para ver seu espetáculo em praça, uma delas a General Rondon onde fica mais à vontade. Eu estava lotado na Escola do Legislativo e organizando a programação do Dia da Mulher, em 2005. 

Sugeri ouvíssemos a “Bailarina da Praça”, e aceitaram. Ela deu seu recado mostrando que, apesar do que se imagine do personagem, a Elielza tinha muito que mostrar a mais de 150 mulheres na plateia.