O DIA NA HISTÓRIA 

BOM DIA, 6ª feira, 16 de DEZEMBRO

Por Lúcio Albuquerque WhatsApp 69 99910 8325

COMEMORA-SE

Dia do Reservista, Dia do Teatro Amador

Católicos Celebram Santa Adelaide, Santo Ageu - um dos 12 profetas menores.

RONDÔNIA

1917 – A prefeitura porto-velhense demarcou um espaço entre as ruas Carlos Gomes e Afonso Pena (Leste/Oeste), a partir da Rua Prudente de Moraes, como centro urbano da cidade.

1981 – A Câmara Federal aprova o relatório do deputado federal (SP) Antônio Morimoto que passa a ser identificado como a “Lei complementar 41”, que criou o Estado de Rondônia.

1990 – A Abert – Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV anuncia que: “Cenas de sexo, uso de tóxicos, jogo e alcoolismo serão eliminadas da Televisão”.

BRASIL

1815 – O rei Dom João VI eleva o Brasil à categoria de “Reino Unido de Portugal e Algarves”. 

1865 – Nasce o poeta Olavo Bilac (m. 1918). Em 1985 – O presidente José Sarney cria o vale-transporte.

MUNDO

1843 — A descoberta dos octônios por John T. Graves, que os denotou com O em negrito. 

1865 – Nasce a freira Amábile Lúcia Visitainer Madre Paulina, italiana e santa católica – Santa Paulina. 

1968 — Concílio Vaticano II: revogação oficial do Édito de Expulsão dos Judeus da Espanha.


FOTO DO DIA

Uma cidade plana, nascida dividida, na época entre a “Porto Velho dos Brasileiros”, que não começava na margem do Rio Madeira, porque daí até onde se situa hoje a Avenida Presidente Dutra era o que o historiador Francisco Matias chamava de “Porto Velho dos Americanos”, área da ferrovia Madeira-Mamoré, cada lado com suas leis e suas administrações, como lembrou o historiador Zé Catraca, “Para deixar bem claro que os territórios obedeciam às leis impostas por seus administradores, os ferroviários construíram um alambrado dividindo as terras da Madeira-Mamoré das do Município” (https://www.diariodaamazonia.com.br/o-alambrado-da-rua-divisoria/). 

A unificação acontece quando o Brasil assumiu a EFMM em 1931, mas o traçado inicial da cidade de Porto Velho foi definido entre os anos 1915 e 1920, e suas ruas continuaram a ser abertas praticamente seguindo o roteiro inicial. (F. acervo do historiador Abnael Machado de Lima).

CORRIJO: O FLA X FLU de 1969 teve 195 mil pagantes e não “195”