O DIA NA HISTÓRIA

Lúcio Albuquerque

WhatsApp 69 99910 8325

BOM DIA, 2ª feira, 12 de DEZEMBRO  

COMEMORA-SE

Dia Internacional da Saúde Universal, Dia do Plano Nacional de Educação, Dia Internacional da Neutralidade (ONU), Dia Internacional da Criança na Mídia

Católicos celebram Nossa Senhora de Guadalupe, São Vicelino, São Simão Phan Dàc Hòa, Beato Bártolo Buonpedoni, Beato Pio Bartosik

RONDÔNIA

12 – 1913 – O ex-presidente (EUA) Theodor Roosevelt e o coronel Cândido Rondon iniciam a Expedição Roosevelt pelas selvas da Amazônia.

1915 – Circula o jornal O Município, primeiro em língua portuguesa impresso na cidade de Porto Velho.

1962 – Wadih Darwich Zacharias assume o governo do Território, de 12 de dezembro de 1962 a 27 de maio de 1963.

1981 – O governador Jorge Teixeira nega que, confirmada a criação do Estado,  vá pedir ao presidente João Figueiredo para continuar no cargo. 

BRASIL

1897 – Há 125 anos criada a cidade de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais.

MUNDO

FOTO DO DIA

No retorno de Brasília, a 10 dias da data que seria criado o Estado de Rondônia, o governador – nomeado desde 1979 – Jorge Teixeira garante a jornalistas de vários estados brasileiros, numa exposição a respeito do programa Polonoroeste, que não pretende continuar no cargo e também que não foi a Brasília pedir para continuar na função. 

Mas Teixeira voltou a defender que o governador, após a assinatura da lei, já aprovada pelo Congresso, continue nomeado, explicando que caso Rondônia tenha eleição a governador o processo político da eleição, no ano que vem, deverá desviar a atenção dos programas que, disse ele, precisam ser implementados na fase inicial do Estado. 

Uma semana depois da entrevista Teixeira voltou a Brasília e recebeu o comunicado que ficaria no cargo após a criação da “Nova Estrela no Azul da União”. (F. Rosinaldo Machado/Acervo Saudosismo Portovelhense)