O DIA NA HISTÓRIA

Lúcio Albuquerque

WhatsApp 69 99910 8325

BOM DIA, domingo, 11 de DEZEMBRO  

COMEMORA-SE

Dia Nacional das APAEs, Dia Internacional do Tango, Dia do Engenheiro, Dia Nacional da Câmara Júnior

Católicos lembram São Dâmaso 

RONDÔNIA

1954 – Uma edição impressa em papel cor-de-rosa, usado por lojas comerciais, em razão de não haver o papel específico para impressão do jornal Alto Madeira.

1984 – Em cerimônia presidida por D. José Martins da Silva, arcebispo de Porto Velho, acontece a 1ª ordenação católica em Porto Velho, o frei José Carlos Moraro. 

11 – 1989 – “Mundo Cão no PS do HB” – manchete principal do jornal Alto Madeira cita doentes pelos corredores e falta de condição de atendimento.

BRASIL

1826 — Morre (Rio de Janeiro) Dona Leopoldina (n. 1797), 1ª imperatriz do Brasil, que historiadores citam como articuladora do processo de Independência do Brasil. 

1910 — Nasce o   cantor e compositor Noel Rosa (m. 1937),  “Conversa de Botequim”, “Fita Amarela”. 

MUNDO

1925 — O papa Pio XI publica a encíclica papal católica Quas Primas introduz a Solenidade de Cristo Rei. 

1946 — A ONU cria o Unicef, órgão voltado ao atendimento das crianças no mundo. 

2016 — Atentado na Catedral Ortodoxa Copta de São Marcos sede do Papa da Igreja Ortodoxa Copta, em Cairo, deixa 25 mortos e 49 feridos.

FOTO DO DIA

Uma obra, um remédio ou qualquer coisa numa época em que tudo chegava por navios, quando não havia rodovias e uma carga comprada em São Paulo ou Rio de Janeiro não tinha prazo para chegar, porque a compra tinha de esperar navio em Santos (SP) transportando pela costa atlântica até Belém (PA), às vezes tendo de esperar por outro menor para seguir até Manaus, então vir para Porto Velho, viagem, com sorte, nunca feita antes de 90 dias. 

A “Foto do Dia” deste 11 de dezembro é uma edição do jornal Alto Madeira, impressa não em “papel jornal”, e porque se tratava de uma emergência”, em “papel de embrulho” cedido por alguma loja de Porto Velho. 

O testemunho ouvi dos jornalistas Euro Tourinho, Emanuel Pontes Pinto e Rochilmer Rocha nas muitas conversas que tive com eles sobre “como era antigamente”. (Lúcio Albuquerque)