O DIA NA HISTÓRIA

Lúcio Albuquerque

WhatsApp 69 99910 8325

BOM DIA, domingo, 04 de DEZEMBRO  

COMEMORA-SE

Dia do Orientador Educacional, Dia do Perito Criminal Oficial,  Dia Internacional do Pedicuro, Dia Mundial da Propaganda

Católicos celebram Santa Bárbara, São João Damasceno

RONDÔNIA

1991 – A Unir, a pedido dos Adventistas, altera as datas do vestibular 

1978 – Em Vilhena, instalada a Igreja Batista para Cristo.

1982 – Tragédia no quartel do EB em Guajará-Mirim: soldado atira e mata um capitão, um tenente e um sargento, até ser fuzilado pela sentinela do quartel. 

2020 – Depois de 80 anos o colégio Dom Bosco, de Porto Velho, encerra suas atividades.

BRASIL

1810 – Decreto do rei Dom João cria no Rio de Janeiro a Academia Real Militar, atual Academia Militar das Agulhas Negras (Aman). 

1905 – Nasce Emílio Garrastazu Médici (m. 1985), o 28ºpresidente brasileiro. 

1985 – Morre Teixeirinha (n. 1927), cantor e compositor.

MUNDO

1791 – Publicado na Inglaterra o “Britain’s Observer”, o 1º jornal de domingo do mundo. 

1984 – Morre John Rock (n. 1890), cientista (EUA) que desenvolveu a pílula anticoncepcional feminina. 

1991 — A empresa aérea Pan American World Airways cessa suas operações após 64 anos

FOTO DO DIA 

Santa Bárbara, virgem e, por sua fé, decapitada pelo próprio pai que, na hora da decapitação (seu pai) foi atingido por um raio. Devotada por católicos, ortodoxos e anglicanos, e nas religiões afro-brasileiras, onde é Iansã, a orixá Guerreira. Santa Bárbara é padroeira dos profissionais que lidam com o fogo, como bombeiros, e protetora contra tempestades e trovões. 

No Brasil, a santa batiza 11 cidades, nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Bahia, Paraná e Rio Grande do Sul. Em Porto Velho, Santa Bárbara é a patrona do primeiro terreiro de umbanda, construído em 1915 sob liderança de Mãe Esperança Rita e do Bairro Santa Bárbara, para onde o terreiro foi transferido, sendo ponto turístico da culinária amazônica, o restaurante “Remanso do Tucunaré”, além de sede da Escola de Samba Asfaltão, multicampeã do carnaval, e tema do novo livro do autor e advogado Hugo Evangelista.