Vagner Freitas (à esq.) e o deputado Luiz Marinho, futuro ministro do Trabalho (Foto: Reprodução-Facebook / Felipe Gonçalves-247)

Porto Velho, RO - Futuro ministro do Trabalho, o deputado federal Luiz Marinho (PT) pretende nomear o ex-presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) Vagner Freitas como secretário-executivo da pasta. A informação foi publicada neste sábado (25) pela coluna Painel.

O parlamentar é ex-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e ex-prefeito de São Bernardo do Campo (SP).

Entre 2005 e 2007, Marinho foi ministro da Previdência Social. Em 2008 deixou o posto para concorrer à Prefeitura de São Bernardo do Campo, cidade que governou por dois mandatos.

O desemprego está em 8,3% até o trimestre encerrado em outubro de 2022, de acordo com números divulgados no dia 30 de de novembro pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Entre 2002 e 2014, nos governos Lula e Dilma, foram gerados mais de 20 milhões de empregos com carteira assinada, apontaram informações publicadas pela CUT em 15 de agosto de 2022. "O número total de empregados com vínculo formal de emprego passou de 28,7 milhões para 49,6 milhões", destacou a entidade na ocasião.

Além da taxa de desemprego, milhões de brasileiros trabalham na informalidade atualmente. No trimestre até agosto de 2022, eram 39,307 milhões de pessoas trabalhando dessa forma, apontaram os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), apurada pelo IBGE.

De acordo com número divulgados no mês passado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 64,8 milhões de brasileiros têm contas atrasadas e estão com nomes no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).

Fonte: Brasil247