Via não tinha iluminação devido à proximidade com pista de pouso do aeroporto

Porto Velho, RO - Quase dois quilômetros de escuridão total: essa era a realidade da avenida Lauro Sodré, via que liga a zona Norte ao Centro de Porto Velho. O trecho não podia receber iluminação devido à proximidade com a pista de pouso do Aeroporto Internacional Governador Jorge Teixeira de Oliveira. Na quinta-feira (22), a instalação de postes e luminárias na avenida, feita pela Prefeitura, foi ligada após quase dois anos de tratativas com órgãos nacionais de aviação.

"Essa via era totalmente escura, fora as árvores que também impediam a entrada da luz natural, por isso era um local onde aconteciam vários crimes, como assaltos e furtos. O projeto passou por vários órgãos para aprovação durante quase dois anos.

A iluminação do local vai trazer muitos benefícios para a população em geral, e principalmente para quem pratica exercícios", disse o Gustavo Beltrame, presidente da Empresa de Desenvolvimento Urbano de Porto Velho (Emdur).

O trecho iluminado tem cerca de 1.700 metros e a fiação é subterrânea e concretada para evitar o furto de fios no local. A iluminação é 100% em lâmpadas de LED de 120 Watts de potência, garantia de oito anos e com economia de mais de 85% em relação a uma lâmpada comum. Ao todo são 58 postes e 116 luminárias, que custaram aproximadamente R$ 550 mil.


Beltrame cita a segurança proporcionada pela iluminação do local

Apenas um trecho de 200 metros na área de cabeceira da pista não será iluminado devido às normas de segurança. "Estamos em planejamento de uma iluminação rasteira para o local, para que não atrapalhe os pousos", explicou o presidente da Emdur.

O trecho contemplado com a iluminação da avenida Lauro Sodré está entre o Parque Circuito e o aeroporto. O local é muito utilizado por praticantes de exercícios, justamente por ficar entre o Espaço Alternativo e o parque. A avenida também possui uma ciclorrota, destinada à prática de ciclismo de 2.300 metros de extensão e que não era tão usada pela escuridão durante a noite.

"A ciclorrota funciona em dois períodos, porém na parte noturna não era tão usada por causa da falta de iluminação que propiciava o acontecimento de crimes. Devido aos horários de trabalho, muitas pessoas buscam fazer exercícios durante a noite, e este local é o único adequado para treinamento de alto rendimento. Tenho certeza que todos os ciclistas ficarão muito felizes por finalmente conseguir usar o local", disse o presidente da Federação de Ciclismo de Rondônia, Josué Capistrano.

A instalação da iluminação da avenida foi executada pela Emdur nos últimos dez dias. Muitas tratativas com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e demais órgãos responsáveis pelo aeroporto, foram realizadas em função da proximidade com a pista de voo e de vários estudos e projetos elaborados pelo corpo de engenheiros eletricistas da Emdur. A distância e altura dos postes e a potência das lâmpadas foram exigências das instituições.


Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)