Estoques de bolsas de sangue na Fhemeron estão em baixas neste fim de ano

Porto Velho, RO - Com os festejos de final de ano e parte da população indo viajar com a família para tirar férias em outras localidades, a doação de sangue passa a ficar baixa, assim como os estoques de bolsas. É justamente neste período, em que ocorrências de trânsito passam a ser mais altas, entre outras situações imediatas que acontecem, como cirurgias eletivas.

Para isso, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia – Fhemeron aponta a necessidade de doação de sangue, devido ao estoque de bolsas que, no momento, se encontra em baixa na Capital rondoniense.

As doações de sangue neste período, são estratégicas para suprir demandas urgentes

O assistente social da Fhemeron de Porto Velho, Dimarães da Silva, conta que neste período, é preciso um estoque estratégico para atender as demandas de urgência e emergência. “Para isso, pedimos que a população, de forma voluntária, nos ajude nesta missão, que é de salvar vidas. Antes de fazer uma viagem, aproveite e faça este ato solidário, que pode salvar até quatro vidas”.

Dimarães da Silva salienta que todos os tipos sanguíneos (A+; B+; AB+; O+; A-; B-; AB-; O-) são necessários, principalmente o tipo O+, sendo o mais utilizado. “Cerca de 36% da nossa população utiliza os tipos sanguíneos (O+ e o A+), e por isso, pedimos que aqueles que são doadores e os que desejam doar, compareçam em nossa unidade para realizar a doação”.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha ressalta que, a doação de sangue é de extrema importância para a população. “Estamos em momento de festividades, porém, é preciso realizar este ato de solidariedade. Muitas pessoas precisam deste item importante, que é o sangue, independentemente do tipo, a doação é necessária para que os estoques de bolsas estejam regulares. Aproveitem e compareçam em nossa unidade da Fhemeron para realizar este ato de empatia”.

FUNCIONAMENTO

Em Porto Velho, a Fhemeron estará funcionando normalmente durante toda esta semana, atendendo de segunda a sexta-feira, das 7h15 às 18h, e no sábado, das 7h15 às 12h. Devido ao feriado estadual, antecipado para a próxima segunda-feira, 2 de janeiro, a Fundação volta a funcionar normalmente a partir da próxima terça-feira, 3 de janeiro.

A Fhemeron fica localizada na Avenida Jorge Teixeira, n° 3766, Bairro Industrial; contato: (69) 3216-2234.

COMO DOAR SANGUE?
  • Estar em boas condições de saúde;
  • Ter entre 18 e 69 anos de idade (caso seja a primeira doação, o limite de idade é de 60 anos);
  • Jovens entre 16 e 17 anos poderão doar acompanhados dos pais ou responsáveis legais;
  • Ter peso acima de 50 kg;
  • Estar alimentado, evitando alimentação gordurosa (aguardar três horas após o almoço);
  • Homem pode doar até quatro vezes ao ano, em intervalos de 60 dias (dois meses); e
  • Mulher pode doar até três vezes ao ano, em intervalos de 90 dias (três meses), e ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas.