Empresários estariam patrocinando atos de fechamento de rodovias e vandalismo contra ônibus que transportava passageiros em Rondônia

Porto Velho, RO - Os sócios do Laticínio Unirlac do município de Nova União (RO) são os principais suspeitos de interceptarem um ônibus da Eucatur e ameaçarem atear fogo no veículo. 

Um sujeito identificado como Arildo Benfica que foi preso após troca de tiros com a Polícia Militar, declarou no Boletim de Ocorrência 211854/2022 que estava numa caminhonete com o empresário Reginaldo Lopes de Oliveira e Rafael Custódia Damião que conseguiram fugir da ação policial.

No interior da caminhonete placa PHH-8447 em nome de Nilson Martins de Oliveira foram encontradas muitas munições, celulares e nota fiscal de compra de munições em nome de Reginaldo que é sócio de Nilson na empresa Unirlac.



O trio que fez disparos contra policiais militares teria montado emboscada contra um ônibus da empresa Eucatur que fazia o transporte de passageiros, no trecho da BR-364 conhecido como Curva da Morte, em Jaru (RO).

No momento, uma guarnição da Polícia Militar que passava pelo local, desconfiou e parou para averiguação. Passageiros informaram que três elementos armados haviam interceptados e dado ordem para que todos descessem porque iriam incendiar o ônibus. Eles estavam com armas e com galões possivelmente com combustíveis. O ato não foi consumado por causa da chegada da polícia.



Ao perceberem que a viatura da PM parou, os três suspeitos fugiram numa caminhonete branca que estava escondida no mato e atiram contra os policiais. Na perseguição e troca de tiros, Arildo foi ferido nas pernas e não conseguiu fugir, mas informou que o empresário Reginaldo e Rafael estavam armados, atiraram e fugiram na mata.

A caminhonete usada pelo grupo foi apreendida e passou por perícia. Arildo também declarou que estavam numa manifestação de golpistas antidemocráticos em Ouro Preto do Oeste, e informou que conheceu os demais a apenas três dias.

No interior da caminhonete havia um celular, várias munições calibre 9mm, inclusive duas deflagradas, duas notas fiscais de compra de munições em nome de Reginaldo Lopes de Oliveira, um caser de pistola 9mm da marca Glock com um carregador contendo 11 munições, uma mochila verde da marca Invictus e dentro dessa mochila tinha uma caixa com 50 munições intactas e uma com 19 munições intactas.

Foram encontradas ainda dentro da mochila mais 15 munições deflagradas, uma carteira porta-cédulas contendo vários cartões e documentos em nome de Reginaldo Lopes de Oliveira, e mais R$ 353 reais em espécie e um dólar americano.

No momento não foi declarado se o mesmo grupo seria responsável pelo incêndio criminoso horas antes em Ji-Paraná (RO), onde outro ônibus da empresa Eucatur foi incendiado de forma criminosa por extremistas de direita. A forma de interceptação e ação dos grupos criminosos foram semelhantes nos dois casos ocorridos na mesma noite. Ainda não foi declarado o motivo dos ataques criminosos contra os ônibus da empresa Eucatur que atua a mais de 50 anos em Rondônia.

UNIRLAC

A Unirlac Laticínios Indústria e Comércio de Frios Ltda é uma empresa de pequeno porte com capital social de R$ 600 mil, tendo como sócios Reginaldo Lopes de Oliveira e Nilson Martins de Oliveira. A empresa localizada em Nova União (RO) tem registro a mais de cinco anos sendo caracterizada como matriz.

Fonte: SGC Diário da Amazzônia Digital