Ação policial ocorreu com objetivo de combater furtos de fios elétricos em Porto Velho. Operação ainda segue na capital.

Porto Velho, RO - O proprietário de uma sucataria foi preso durante uma operação para combater o crime de receptação de fiação elétrica na quarta-feira (14), em Porto Velho. A operação foi deflagrada pelo Departamento de Polícia Metropolitana (DEPOM) e Polícia Especializada (DPE).

Durante o primeiro dia de operação, que aconteceu na quarta-feira (14), foram fiscalizados mais de 15 locais, que comercializam sucatas. Em um desse pontos, um homem de 36 anos, proprietário da sucataria, foi preso. Com ele, foram apreendidas centenas de metros de cabos de fios que foram furtados da empresa Energisa.

Alerta da Polícia

O delegado da Polícia Civil, Osmar Casa, que coordenou a operação em campo, alerta a população sobre o cuidado necessário ao se adquirir qualquer produto sem nota fiscal, e com o preço bem abaixo do mercado.

"O objeto pode ser produto de furto/roubo. Neste caso, o comprador estará cometendo um crime: a receptação, com pena de 1 a 4 anos, e multa", explica.



Dono de sucataria é preso por comprar fios de energia elétrica roubados em Porto Velho — Foto: PC/Divulgação


O Art.180 do Código Penal diz que: "Adquirir, receber, transportar, conduzir ou ocultar em proveito próprio ou alheio, coisa que sabe ser produto de crime, ou influir para que terceiro, de boa-fé, a adquira, receba ou oculte: Pena - reclusão, de um a quatro anos, e multa".