Curso tem carga horária de 30 horas e vai capacitar 20 profissionais da área

Porto Velho, RO - A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur) e em parceria com o Senac, lançou nesta quarta-feira (14) o Curso de Condutor de Pesca Esportiva, no distrito de Ji-Paraná.

A pesca esportiva é o principal atrativo turístico do município de Porto Velho e a procura por essa atividade vem crescendo nos últimos anos. A entrega do curso à população é resultado do Plano de Qualificação para a Cadeia Produtiva do Turismo, desenvolvido pela Semdestur, por meio do Departamento de Fomento ao Turismo (Defotur).

O curso tem carga horária de 30 horas, vai capacitar 20 profissionais da área e tem previsão de início em fevereiro de 2023. A capacitação busca profissionalizar aqueles condutores de embarcações que já atuam na região de Jaci-Paraná, garantindo segurança e atendimento de qualidade ao turista.

“Essa gestão tem trabalhado arduamente para preparar, catalogar e organizar os principais pontos turísticos da nossa capital e nossos distritos, fazendo com que Porto Velho tenha sim o turismo receptivo. Criamos os circuitos e as rotas e estamos, há algum tempo, capacitando todo o trade, como os taxistas, e agora, finalmente, os piloteiros de pesca esportiva. É o turismo de pesca esportiva crescendo cada vez mais na nossa região”, ressaltou a titular da Semdestur, Glayce Bezerra.

O início do curso representa, também, o fomento à economia no distrito de Jaci-Paraná, pois a pesca esportiva traz consigo os turistas que se hospedam em hotéis e pousadas, consomem em restaurantes e bares da região. A população local passa a valorizar mais essa atividade, pois toda a economia local é beneficiada.

Técnico do Senac explica que o curso será dividido em três etapas

Iris Fernandes, diretor da Fecomércio e vice-presidente do Conetur, citou a relevância da pesca esportiva na valorização da fauna, pois, não havendo peixes, não haverá a vinda dos turistas. Toda a população deverá colaborar para que não haja pesca predatória.

Segundo o Uiliam Barros, supervisor técnico de projetos do Senac, o programa do curso foi desenvolvido pelo Senac de Rondônia, sendo o pioneiro no país, e se dividirá em três etapas.

A primeira etapa será focada no atendimento ao visitante, desenvolverá o relacionamento do condutor de pesca com o turista e suas diferentes preferências, preparando o aluno para as mais diversas situações com o visitante e valorizando, ainda, o conhecimento regional que o aluno já possui.

Na segunda etapa será a fase técnica, que vai explicar os tipos de peixe presentes na região, as maneiras corretas de manipulação dos peixes, como também as formas de preparo gastronômico, a fim de oferecer ao visitante a experiência gastronômica tipicamente rondoniense.

A terceira etapa vai focar em aprimorar a forma de condução do turista pela localidade, seja apresentando o peixe mais comum em cada parte do rio, seja unindo a pesca em si à gastronomia, desenvolvendo as formas de oferecer o preparo do peixe ainda na embarcação.

O morador de Jaci-Paraná e aluno do Curso de Condutor de Pesca Esportiva, Alexandre Maciel, considera a oportunidade única. "E um momento histórico para a nossa cidade o início do curso de condutor de pesca que, graças a Deus, chegou para a nossa região. Nós sabemos que somos banhados pelo rio Jaci e esse lugar é muito visitado pelos turistas. É maravilhoso saber que a Prefeitura e outros órgãos competentes estão preocupados em trazer para as pessoas que moram aqui, e tem interesse em se profissionalizar nessa área, para poder receber os turistas, esse curso maravilhoso. É muito importante para a nossa comunidade receber esses turistas e aprender sobre turismo”.



Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)