Educadores sensibilizando motoristas quanto à importância da direção segura e responsável

Porto Velho, RO - Com a chegada das festas de fim de ano, o Departamento Estadual de Trânsito – Detran Rondônia através da Diretoria Técnica de Educação de Trânsito – Dtet, intensifica as ações educativas orientando motoristas sobre condução segura em Porto Velho. Na quinta-feira, 15, educadores estiveram na avenida Campos Sales, onde abordaram 179 veículos, e sensibilizaram 387 pessoas quanto à segurança no trânsito.

Fazendo parte da equipe de voluntários da Dtet na abordagem de veículos, o agente de trânsito, Isac Barbosa, orientou motoristas quanto aos impactos sociais ocasionados pelos sinistros de trânsito.

“Pedimos aos condutores que dobrem sua atenção ao volante, considerando também os demais usuários da via, já que muitos podem ignorar as leis e ocasionar danos irreversíveis”, considerou Isac Barbosa.

O agente de trânsito destacou que o fator humano é o que mais gera sinistros de trânsito com vítimas, a exemplo de dirigir alcoolizado que é a segunda maior consequência de causa de morte no trânsito. “Lembramos aos condutores que a segurança deve estar em primeiro lugar nas celebrações de fim de ano”, pontuou.

Agente de trânsito orienta condutores

IMPACTOS SOCIAIS

É importante destacar que os sinistros de trânsito ocasionam graves impactos psicológicos e sociais, entre eles, estão a perda da qualidade de vida, baixa produtividade no trabalho, diminuição da renda, danos materiais. “A vida deve estar em primeiro lugar, e todos que participam do trânsito têm responsabilidades com a segurança”, disse Isac Barbosa.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, pontuou as ações positivas do Detran, incluindo a adesão da Autarquia ao Pnatrans. “Estamos juntos realizando um trabalho diferenciado, no qual priorizamos a segurança da população. Pretendemos atingir uma redução dos sinistros de trânsito com orientações sobre segurança viária, destacando sempre a qualidade à saúde e segurança”, destacou.

O diretor geral do Detran, Paulo Higo Ferreira de Almeida, explicou que, conforme estabelecido no artigo 74 do Código de Trânsito Brasileiro – CTB, a educação para o trânsito é direito de todos e constitui dever prioritário para os componentes do Sistema Nacional de Trânsito – SNT.

Fonte: Secom - Governo de Rondônia