Evento inicia às 13h no Bar do Calixto no próximo sábado

Porto Velho, RO - Com lema "VENHA EM PAZ", foliões e foliãs de Porto Velho se reúnem a partir das 13h de sábado (31) de dezembro, no Bar do Calixto, esquina da rua Jacy Paraná com rua Brasília em Porto Velho (RO) e participam da concentração do tradicional Bloco "Mistura Fina".

Após 2 anos sem desfilar, em função da Pandemia, este ano o desfile em homenagem e em reverência aos foliões e foliãs que infelizmente não estão mais conosco, como Silvio Santos, que estava na fundação do Bloco e desde a origem sempre desfilava vestido de mulher, seu Antônio Chulê que abria literalmente sua casa para nos receber com toda estrutura do bloco e outros foliões que nos ajudaram a transformar o encontro no Mistura Fina sempre numa linda e harmoniosa festa.

A tradição do bloco é ir de branco ou fantasias. É também tradição a brincadeira de jogar pó(talco ou amido de milho) nos brincantes do bloco.

Dando adeus ao ano que se encerra, abrindo os braços e os corações para as boas vibrações e energias positivas que nos chegarão em 2023, o Bloco Mistura Fina vai desfilar pelas ruas dos bairros da Santa Bárbara e Nossa Senhora das Graças que compõem o centro histórico de Porto Velho.




Segundo Silvio Santos (In memória) e o mestre Bainha, a tradição começou no ano de 1983 quando alguns técnicos que vieram do Rio de Janeiro trabalhar na construção da Usina Hidrelétrica de Samuel resolveram recordar da sua cidade natal, que tem como tradição no dia 31 de dezembro, contar com desfiles de blocos que são conhecidos como "Bloco das Piranhas", cuja principal fantasia é "Homem’ vestido de "Mulher" e "Mulher" vestida de "Homem". Na época, o bloco se concentrava numa vila de apartamentos localizada na rua Guanabara entre a Carlos Gomes e a D. Pedro II no bairro São Cristóvão.

Com o término das obras de Samuel, os carnavalescos cariocas passaram o comando do bloco para os foliões que frequentavam o Bar do Casimiro na Almirante Barroso com a Joaquim Nabuco.

Já na década de 1990, a diretoria da escola de samba Asfaltão passou a coordenar os desfiles do Mistura Fina, que com a morte do Casimiro passou a se concentrar no Bar do Antônio Chulé.



A partir de agora, o local da concentração e dispersão passa a ser no Bar do Calixto. Com o passar do tempo os foliões deixaram de se fantasiar no estilo "Bloco das Piranhas'' e a fantasia oficial do Mistura Fina passou a ser o amido de milho "Maizena".

O bloco reúne a fina flor dos carnavalescos portovelhenses. A bateria é formada em sua maioria, por ritmistas da "Pura Raça" comandada pelo Mestre Danilo e Mestre Negão.

Desta forma, com muita alegria e boas energias, sobretudo cheios de esperança em dias e pessoas melhores, vibrando para que 2023 chegue nos brindando com o que há de melhor, celebrando o 39° ano de história o Bloco Mistura Fina fará uma linda festa.

Fonte: Portal SGC