Obra é fruto das pesquisas e viagens da autora na Amazônia

Porto Velho, RO - A Biblioteca Municipal Viveiro das Letras, instituição da Secretaria Municipal de Educação de Porto Velho, recebe o lançamento do livro “Narradores das Barrancas – Histórias que povoam o Imaginário Amazônico”, da pesquisadora e professora Dr.ª Lucileyde Feitosa Sousa.

O evento de lançamento será no sábado (3), às 19 horas, em live na página da Biblioteca no YouTube. A atividade, gratuita e aberta ao público, terá uma roda de conversa com a autora e demais convidados. A obra é publicada pela editora CVR, também conhecida pela sua produção acadêmica no campo das Artes e Ciências Humanas.

A obra é fruto das pesquisas e viagens da autora na Amazônia, contendo registros de narrativas que evidenciam o viver na Amazônia Ribeirinha, acrescida da contribuição de artistas plásticos/visuais que contribuem nas ilustrações de histórias narradas pelos próprios barqueiros e ribeirinhos. As narrativas aqui reunidas se inserem no campo da Geografia das Narrativas e evidenciam o espaço vivido repleto de saberes locais que geram o sentimento de pertencimento das pessoas aos lugares.

“O leitor conhecerá mais a valorosa cultura amazônica e suas inúmeras comunidades ribeirinhas através das narrativas aqui contadas e também a oportunidade de conhecer mais a Amazônia e de se encantar com as histórias dessa grande região e de sua gente”, ressalta Lucileyde Feitosa.

O livro divide-se em duas partes (Narrativas ribeirinhas: artes e encantamentos e Espacialidade das narrativas: uma análise cultural e ambiental), que tratam dos mitos e das encantarias no universo das matas e das águas à luz dos estudos de representação, na visão da geografia humanista cultural na interface com a linguística.



Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)