Ezequiel Júnior do REPUBLICANOS deve assumir. Desdobramento judicial em processo contra Geraldo da Rondônia tira mandato de Jesuíno Boabaid da Assembleia Legislativa e coloca suplente do Republicanos para concluir legislatura

Porto Velho, RO - O voto do Ministro Benedito Gonçalves, relator de processo que avalia denúncia de irregularidades em doação para a campanha do deputado estadual cassado Geraldo da Rondônia vai provocar outra alteração na composição da atual legislatura da Assembleia Legislativa do Estado nesse finalzinho de mandato.

Isso porque em seu relato sobre o voto, expedido em 18 deste mês após análise dos autos, o Ministro acabou concluindo que as irregularidades aconteceram e em sua decisão acabou anulando os votos que haviam elegido Geraldo da Rondônia, os quais estavam na conta da coligação a qual ele pertencia e acabaram colocando em seu lugar Jesuíno Boabaid, que era suplente no grupo.

A questão é que o cancelamento dos votos de Geraldo acaba provocando uma alteração no coeficiente eleitoral e tiram da coligação dele a vaga agora ocupada por Boabaid, fazendo com que outro grupo político, no caso o partido Republicanos fique com a cadeira no Parlamento Estadual.

O suplente republicano que vai assumir a vaga é Ezequiel Junior, que tem o Município de Machadinho do Oeste como domicílio eleitoral. Ele deverá tomar posse nos próximos dias, assim que o TRE for comunicado da decisão e promover o recálculo do coeficiente eleitoral relativo às eleições de 2.018.

O suplente deverá ficar no cargo por cerca de dois meses, posto que em 1º de fevereiro de 2.023 tomarão posse os deputados estaduais eleitos em 3 de outubro passado.

Ezequiel Junior já foi vereador em Machadinho do Oeste, concorreu também a prefeito daquela cidade em 2.012, e em 2.014 foi eleito deputado estadual, participando da legislatura 2.015/2.018.

Confira abaixo a íntegra da decisão: