Líder do partido disse que decisão final ainda passará por Executiva nacional e por próxima bancada; em 2021, partido apoiou Baleia Rossi (MDB-SP).Foto: Marina Ramos /Câmara dos Deputados

Porto Velho, RO - O PDT indicou nesta quarta-feira (23) que deve apoiar a reeleição de Arthur Lira (PP-AL; foto) à presidência da Câmara, em eleição marcada para o início de fevereiro. O deputado Wolney Queiroz (PDT-PE) disse a jornalistas que a bancada atual chegou a um acordo ontem (22) sobre a questão.

“Ontem, o PDT reuniu a bancada atual com o líder André Figueiredo e tiramos o indicativo de apoio à recondução do presidente Arthur Lira à Presidência da Câmara dos Deputados”, disse, antes de entrar em reunião com o conselho político do gabinete de transição. “Lembrando que, há dois anos, votamos em Baleia Rossi – então foi uma mudança de rota e não é um apoio definitivo.”

O “apoio definitivo” da legenda à Lira passaria ainda por uma decisão da Executiva nacional e também da futura bancada – que ficará menor, caindo dos atuais 19 parlamentares para 17. O apoio viria em torno da PEC da Gastança, que busca garantir os benefícios sociais no governo Lula por meio de furos no teto de gastos.

“O presidente Arthur é um aliado importantíssimo nessa tramitação”, disse Wolney. “O passo a passo está sendo dado – há uma interlocução com o Senado, que é onde começa. Depois vamos trazer para a Câmara, e o presidente Arthur vai ser fundamental para essa aprovação.”

Fonte: O Antagonista