Programa de oftalmologia já contemplou mais de 600 alunos da rede municipal este ano

Porto Velho, RO
- Nove estudantes da Escola Municipal Saul Bennesby receberam óculos de grau nesta terça-feira (1), através do Programa de Oftalmologia da Prefeitura de Porto Velho, que oferta consulta oftalmológica e fabricação de óculos corretivos visuais de forma gratuita.

Desde o início do ano, o projeto contemplou quase 600 alunos com atendimento médico e mais de 200 com a entrega dos óculos. O serviço é ofertado através da Secretaria de Educação (Semed), sob a coordenação do Departamento de Saúde Escolar (DSE).

Os atendimentos ocorrem conforme demanda apresentada pelas unidades escolares. Após isso, há consulta numa clínica especializada com agendamento prévio. Se comprovada a necessidade, haverá a confecção da lente e armação ocular.

Os atendimentos ocorrem conforme demanda apresentada pelas escolas

"A escola verifica o aluno que tem dificuldade na leitura, muitas queixas de dor de cabeça e que sofre mais no aprendizado. A partir das consultas e da entrega de óculos, o aluno pode melhorar seu desenvolvimento escolar. Por isso a secretaria vê o programa como uma forma de oferecer o suporte que o aluno precisa para ter um bom aprendizado, ou seja, melhorar a educação ofertada à ele, além de cuidar da saúde", explicou a diretora do DSE, Louise Salvador.

Gláucia Negreiros, titular da Semed, acrescenta que as ações fazem parte do planejamento estratégico. "São medidas que só colaboram com o desempenho escolar de nossos estudantes. É gratificante demais quando a gente vê a felicidade dos alunos ao voltar a enxergar e poder resolver as atividades em sala de aula normalmente, junto aos demais".

Os alunos que necessitam usar óculos podem escolher dentre 50 armações diferentes disponíveis no mostruário da Semed, de acordo com a lente indicada pelo médico. Tanto a clínica de consultas, quanto o laboratório que confecciona os óculos foram contratados via licitação.

O Departamento de Saúde Escolar da Semed também oferece aos alunos municipais consultas com profissionais fonoaudiólogos e atendimentos de saúde bucal.


Fonte: Prefeitura de Porto Velho