O DIA NA HISTÓRIA 

BOM DIA, 2ª feira, 28 de NOVEMBRO

Por Lúcio Albuquerque WhatsApp 69 99910 8325

COMEMORA-SE

Dia do Soldado Desconhecido,

Católicos lembram São Tiago das Marcas, São Papa Gregório III, Beato Estevão Sandór

RONDÔNIA

1907 – Pelo decreto 6.752 a empresa The Madeira-Mamoré Railway Company (EUA) é autorizada a operar no Brasil.

1955 – A crise política brasileira força o adiamento da “Conferência da Borracha”; na pauta isenção, para seringalistas, de impostos sobre venda e consignação.

1990 – Com a presença do presidente nacional da OAB Ophir Filgueiras, a seccional rondoniense da Ordem inaugura sua sede própria.

BRASIL

1934 — Morre Coelho Neto (n. 1864), “ o príncipe dos prosadores brasileiros”, fundador da Academia Brasileira de Letras. 

1975 – Morre o escritor brasileiro Érico Veríssimo (n. 1905), autor de ‘Olhai os lírios do Campo”, “Incidente em Antares” e outros.

MUNDO

1520 — O navegador Fernão de Magalhães passa pelo Estreito que depois levaria seu nome, o Estreito de Magalhães. 

1814 — The Times de Londres torna-se o 1º jornal produzido em uma impressora movida a vapor. 

2000 – A Holanda torna-se 1ºprimeiro país a legalizar a eutanásia. 

2000 — Descoberto um grande objeto transnetuniano, 20000 Varuna, no Cinturão de Kuiper.


FOTO DO DIA

Peça de museu ou antediluviano? Num mundo em que as mudanças acontecem em alta velocidade, falar de “orelhão”, “ficha telefônica” ou “cartão telefônico” para os jovens de hoje é, com certeza, fazer o que nascidos nas duas décadas finais do milênio passado não entendem, tudo porque hoje a comunicação é muito mais rápida, dando a ideia de que não havia nada antes até chegar ao estágio atual, do qual a Teleron teve papel importante. Sobre aquela empresa, veja o texto da jornalista Victoria Bacon sobre o assunto - @𝐣𝐨𝐫𝐧𝐚𝐥𝐢𝐬𝐭𝐚𝐯𝐢𝐜𝐭𝐨𝐫𝐢𝐚𝐛𝐚𝐜𝐨𝐧. (F. Victoria Angelo Bacon/Saudosismo Portovelhense).

NOTA: Conheci e usei bem os serviços da Teleron desde que cheguei na década de 1970. Uma ligação interurbana podia demorar horas, ou mais, se fosse num posto da empresa no interior, onde havia fila para ligar, mas o atendimento era muito bom (Lúcio Albuquerque).