O DIA NA HISTÓRIA

Lúcio Albuquerque

WhatsApp 69 99910 8325

ERREI: o 1º prefeito de Vilhena foi RENATO, e não Gilberto, Coutinho

BOM DIA, 5ª feira, 24 de NOVEMBRO  

COMEMORA-SE

Dia Mundial de Ação de Graças, Dia do Quadro Auxiliar de Oficiais (QAO), Dia Mundial da Ciência

Católicos celebram São Crisólogo de Aquilegia, Santo André Dung-Lac, Santa Eanfleda (também por Ortodoxos)

RONDÔNIA

24 – 1977 – Instalação do sexto município do território, o de Pimenta Bueno, tendo como primeiro prefeito o morador Vicente Homem Sobrinho.

24 – 1985 – O governador Angelo Angelin envia à Assembleia Legislativa projeto de lei de autoria do deputado Osvaldo Piana criando o Instituto de Previdência do Servidor Estadual,  IPERON.

24 – 1987 – O 5º BEC, sediado em Porto Velho, divulga nota advertindo que na BR-364, devido ao inverno, o peso máximo nos caminhões será de 8 mil kgs.

BRASIL

1631 – Invasores holandeses incendeiam a cidade de Olinda (PE). 

1861 — Nasce o poeta Cruz e Souza, mestre do Simbolismo no Brasil (m. 1898). 

Em 1967 – O presidente Castelo Branco promulga a Constituição com mais poderes ao Executivo.

MUNDO

1859 – O cientista inglês Charles Darwin publica “Origem das Especies”, teoria da evolução natural. 

1991 – Morre o vocalista do grupo Queen, Freddie Mercury (n. 1946). 

FOTO DO DIA

Criado em 1965 pelo presidente Castelo Branco e sediado em Porto Velho, o 5º Batalhão de Engenharia de Construção, 5º BEC, chega à região em 1966, sob comando do coronel Rogério Weber, e instala unidades em Vilhena, Vila Rondônia (Ji-Paraná), Abunã e Rio Branco (AC). 

Uma das missões foi dar apoio ao tráfego na BR-364, que durante o inverno era transformada em imensos  atoleiros, alguns chegando a “engolir” veículos. Todos os anos o BEC definia o carga máxima a ser transportada na BR, e, nos atoleiros, era comum o apoio de equipamentos e pessoal do BEC na ajuda a condutores de veículos. 

O mais conhecido soldado é o Cabo Áureo. A frase “Eles não morreram em vão”” é a homenagem do Batalhão aos membros que caíram em suas missões. (F. 2ª Cia do BEC, em Abunã (RO), colorizada por Luís Claro).