O DIA NA HISTÓRIA 

BOM DIA, 5ª feira, 10 de NOVEMBRO

Por Lúcio Albuquerque WhatsApp 69 99910 8325

HOJE É

Dia Nacional do Intensivista. Dia Mundial da Qualidade. Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento (Unesco). Dia Nacional do Trigo. Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez. Dia Mundial da Qualidade. Dia Mundial do Ceratocone.

Católicos celebram São Leão Magno, Santo André Avelino, São Justo de Rochester

RONDÔNIA

10 – 1940 – Inimaginável nos dias de hoje, o colégio Dom Bosco (Porto Velho), publica as notas finais dos alunos, dentre os quatro com “distinção e louvor” o futuro jornalista e diretor da TV-Rondônia Ubiratan Sampaio.

10 – 1999 – O presidente Fernando Henrique Cardoso assina o Decreto 3.238 que dá à região do Lago do Cuniã, em Porto Velho, a condição de Estação Ecológica (16)

BRASIL

1928 – Primeira edição da revista semanal ilustrada O Cruzeiro. (Em 1975 a última edição). 

1937 – Instaurada a Terceira República Brasileira. Inauguração do Catetinho, primeira residência oficial de Brasília . 
 
1971 – Criado o grupo musical Secos & Molhados, do qual Ney Matogrosso fazia parte.

MUNDO

1483 – Nasce Martinho Lutero, líder da Reforma Protestante (m. 1546). Em 1619 – René Descartes teve uma visão em sonho de um novo sistema matemático e científico, o método cartesiano.

FOTO DO DIA

Sede do seringal Extrema, o distrito com esse nome fica na margem da rodovia BR-364, Rondônia, distando da sede do município, Porto Velho, 328 KM, e desde a década de 1980 seus moradores tentam conseguir a autonomia, e aprovaram a mudança, em plebiscito, mas a proposta está travada. 

A região, encravada entre os estados do Acre, Amazonas e Rondônia é rondoniense desde 1943 quando foi criado o Território Federal do Guaporé. Em 1987 a governadora Iolanda Fleming, do Acre, instalou vários serviços desse Estado no local, incluindo o distrito de Nova Califórnia, provocando a reação do governador rondoniense Jerônimo Santana que mandou tropas da PM e implantou serviços. 

Só na metade da década de 1990 o STF confirmou que a região é parte mesmo do Estado de Rondônia. Mas o processo de emancipação e criação do município continua parado.