Chamada é direcionada para crianças que vão ingressar na educação infantil e no ensino fundamental em 2023

Porto Velho, RO - A Secretaria Municipal de Educação (Semed) vai abrir mais uma temporada de matrículas para o ingresso de novos estudantes na rede de educação de Porto Velho. Ao todo, 8.429 novas vagas vão ser ofertadas em escolas da zona urbana da capital a partir da próxima segunda-feira (21).

“Essa chamada é exclusivamente para a zona urbana e a novidade é que os pais ou responsáveis podem optar por até três unidades escolares mais próximas da localização de sua casa”, destacou o prefeito Hildon Chaves.

De acordo com o prefeito, os investimentos em educação para o atendimento aos novos alunos e qualidade no aprendizado são prioridades dessa gestão. “A Prefeitura Municipal construiu, em 2022, novas salas de aula nas Escolas Antônio Ferreira, Pingo de Gente e Olavo Pires. Com isso, 800 novas vagas vão somar à oferta já existente para a Chamada Escolar 2023. Estamos trabalhando para oferecer cada vez mais uma educação de qualidade para os estudantes da rede municipal em Porto Velho”, comentou.

A secretária Gláucia Negreiros avisa que é muito importante que pais e responsáveis estejam atentos ao cronograma de inscrições e matrículas. “A inscrição vai do dia 21 de novembro ao dia 4 de dezembro. O resultado dessa inscrição será divulgado no dia 13 de dezembro. Nesta mesma data iniciam as matrículas, que seguem até o dia 4 de janeiro de 2023. Na hora dos procedimentos de inscrição é importante preencher corretamente o formulário on-line e se atentar à idade correta do aluno no ano letivo de 2023”.

Outra atenção importante é em relação à documentação. Segundo a titular da pasta de Educação, os responsáveis pela inscrição deverão ter em mãos documentos como o registro de nascimento, CPF, cartão do SUS do estudante e RG, comprovante de residência, e se for o caso, cartão do programa Auxílio Brasil, telefone de contato e e-mail do responsável legal.

“Se tiver histórico escolar ou declaração escolar do aluno, tem que apresentar também”, completou. As vagas disponíveis são para alunos da educação infantil no ensino fundamental e estudantes da creche II, creche III, pré I, pré II, e do 1º ano ao 5º ano do ensino fundamental.

As inscrições para participar da Chamada Escolar Municipal, ocorrerão por meio de cadastro disponibilizado exclusivamente via online, pelo portal da Prefeitura. A Secretaria Municipal de Educação (Semed) disponibilizará 84 Polos de Atendimento (Escolas Municipais) indicados no Anexo I do Edital, para aqueles que não tenham acesso à internet.


Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)