MAL PERDEDOR: Senador Marcos Rogério (PL-RO)

Porto Velho, RO -
Iniciativa é do senador Luis Carlos Heinze, com apoio de outros 13 senadores, incluindo o senador Marcos Rogério

Senadores da base governista acionaram a Procuradoria-Geral da República na última quarta-feira (09/11) para a abertura de um inquérito para investigar as denúncias que estão sendo apresentadas sobre o processo eleitoral.

O pedido tem como base estudo técnico divulgado por um canal argentino que apontou suposta manipulação do resultado nas últimas eleições. “Esse conteúdo, sem que estes parlamentares adentrem em seu mérito, não pode ser desprezado diante da gravidade de seu objeto. A população merece – e está a exigir nas ruas – uma plausível explicação”, diz trecho do documento.

Na avaliação do senador Marcos Rogério (PL-RO), é preciso investigar com rigor e, havendo elementos que indiquem irregularidades, que sejam adotadas as providências cabíveis. “O Estado não pode se omitir diante de denúncias como essas. Estamos trabalhando para o restabelecimento da verdade”, apontou.

Censura prévia a eleitores

Marcos Rogério também criticou o TSE por censura prévia àqueles que questionam a lisura do processo eleitoral. “É dever do TSE esclarecer ponto a ponto o processo eleitoral. Não cabe blindagem, nem rotular como ataques à democracia os questionamentos que são levantados pelos eleitores de forma legítima”, disse.

Ainda segundo o parlamentar, o próprio relatório das Forças Armadas reconhece que as urnas não são isentas de fraudes. “Fala-se hoje como ataque à urna eletrônica como se ela fosse uma espécie de entidade perfeita. Mas quando vemos o relatório das Forças Armadas, percebemos que não há sistema 100% seguro e as urnas são, sim, passíveis de vícios e falhas”, concluiu Marcos Rogério.