Neste ano, o tribunal celebra 40 anos de instalação em Rondônia.

Porto Velho, RO - Juízes e desembargadores do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) receberam medalhas do Mérito Legislativo, na manhã desta quinta-feira (24), durante sessão solene da Assembleia Legislativa. A homenagem foi proposta pelo deputado Cirone Deiró (União Brasil).

Durante a cerimônia, compuseram a mesa de honra: o deputado Cirone Deiró; o presidente do TRE-RO, desembargador Paulo Kiyochi Mori; o vice-presidente e corregedor regional do TRE, desembargador Miguel Monico Neto; o presidente diretor da mantenedora da Faculdade Católica de Rondônia, Fábio Rychecki Hecktheuer, e o desembargador Roosevelt Queiroz Costa, representando o Tribunal de Justiça de Rondônia.

Ainda estiveram na mesa, o procurador-geral do Ministério Público, Ivanildo de Oliveira; o secretário de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania, tenente coronel Felipe Bernardo Vital; o defensor Elísio Pereira Mendes Júnior, representando a Defensoria Pública de Rondônia, e o presidente da comissão especial de direito eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Rondônia, Igor Habib Ramos.

No discurso inicial, o deputado Cirone falou sobre o trabalho desenvolvido e os desafios superados pelo TRE, desde sua instalação, em 1982. Lembrou que, na primeira eleição, em 15 de novembro de 1982, foram apenas 13 servidores que executaram o processo eleitoral. Na época, as eleições eram manuais, com uso de papel, e as urnas eram levadas por estradas de difícil acesso.

Nesse contexto, o deputado ressaltou a celebração dos 40 anos do TRE-RO, neste ano. “Essa dedicação dos integrantes do TRE revela o compromisso incondicional para garantir aos rondonienses a participação no desenvolvimento do recém-criado estado, por meio do voto popular e democrático. Processo que se aperfeiçoou a cada eleição e garantiu as bases legais para o desenvolvimento econômico e social do estado de Rondônia”, enfatizou.

As autoridades da mesa também destacaram os desafios enfrentados pelo TRE, em Rondônia, e a importância desse trabalho para o fortalecimento da democracia. O juiz João Luiz Rolim Sampaio disse que essa homenagem consagra os 40 anos do TRE em Rondônia e ressaltou que a instituição participou de mudanças importantes no estado.

Sampaio ainda ressaltou a participação dos vários setores da sociedade, na consolidação do estado democrático de direito. “A homenagem que hoje recebemos, nós dividimos com todos os servidores, com todos os voluntários, com todos os interessados num forte estado democrático de direito”, enfatizou.

Receberam a medalha do Mérito Legislativo os desembargadores Paulo Kiochi Mori e Miguel Monico Neto; os juízes Edenir Sebastião Albuquerque da Rosa, João Luiz Rolim Sampaio, e os ex-juízes Clênio Amorim Corrêa e Edson Bernardo Andrade Reis Neto. O juiz Walisson Gonçalves Cunha não pôde estar presente na cerimônia, mas receberá a medalha posteriormente.

Na mesma solenidade, o presidente diretor da mantenedora da Faculdade Católica de Rondônia, Fábio Rychecki Hecktheuer, recebeu a medalha do Mérito Cultural.

A sessão solene pode ser vista, na íntegra, no canal da Assembleia, no YouTube.