Porto Velho, RO - Com o objetivo de reforçar a atuação fiscalizatória das Unidades Locais da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia, o Governo do Estado integrou mais 15 caminhonetes e um conjunto de barco com voadeira e reboque ao patrimônio da Agência. Foram mais de R$ 4 milhões em investimentos que, somados aos valores já empregados nesta gestão, representam um aporte de quase R$ 100 milhões voltados à construção de Unidades, reformas prediais e de embarcações e aquisição de bens móveis, dentre outros.

“São veículos que possibilitarão aos técnicos da Idaron atender o produtor nos lugares mais longínquos e desenvolver as ações da Agência em propriedades localizadas em área de difícil acesso, permitindo assim, uma resposta rápida ao menor sinal de doenças potencialmente danosas à produção pecuária. Hoje, por conta dessas aquisições, a Agência amplia as visitas às propriedades rurais e intensifica as fiscalizações nas áreas de fronteira”, destacou o presidente da Idaron, Júlio Cesar Rocha Peres.

As ações da Agência têm sido priorizadas pelo Executivo Estadual, para garantir a manutenção do status de livre de febre aftosa sem vacinação, com reconhecimento internacional da Organização Mundial de Saúde Animal – OMSA, e para manter a agricultura livre de pragas quarentenárias, de elevado risco à economia e produção agrícola.

EQUIPAMENTOS

Além de veículos e embarcações, as Unidades da Idaron foram equipadas com telefones satelitais, câmeras para monitoramento de estradas, utilizadas por caminhões boiadeiros, computadores de alta performance, internet de alta velocidade para melhorar a comunicação e a oferta de serviços à comunidade, drones para fiscalização aérea, quadriciclos para enfrentarem áreas encharcadas e um hidroavião, para ações de georreferenciamento e fiscalização, totalizando cerca de quatro mil itens que trazem maior robustez às ações sanitárias para a Agência.

Nas regiões de fronteira, a Agência também tem mantido parceria com o Serviço Nacional de Sanidade Agropecuária da Bolívia – Senasag, em atenção às propriedades rurais localizadas na região, para vacinação do gado contra a raiva e realização de exames clínicos de pata e boca, prevenção de doenças vesiculares, como a febre aftosa, além das ações educativas junto à comunidade ribeirinha.

Em áreas de rios, além das embarcações Quero-Quero, de grande porte, a fiscalização é feita com apoio de lanchas. “São barcos rápidos, ideais para abordagens a balsas que são utilizadas ao transporte de animais”, destacou Júlio Peres.